Notícias

Complexo Erasto Gaertner inaugura Usina Fotovoltaica - 17/09/2024

A iniciativa é resultado da participação de 14 mil corredores da ‘The Hardest Run 2023’, com impacto direto na sustentabilidade do hospital


Nesta segunda-feira (16/09), o Hospital Erastinho e o Complexo Erasto Gaertner deram mais um passo em direção à sustentabilidade e inovação no setor da saúde com a inauguração da Usina Fotovoltaica. O projeto, viabilizado pela participação de 14 mil corredores na 'The Hardest Run 2023', transforma a gestão de recursos e ampliar o impacto positivo no atendimento aos pacientes oncológicos.

Os recursos arrecadados com as inscrições da corrida foram direcionados para a instalação de placas fotovoltaicas, que já começaram a operar, e gerará uma economia mensal de aproximadamente R$ 100 mil. Este valor, que antes seria destinado ao consumo de energia elétrica, agora poderá ser redirecionado para tratamentos essenciais.

A economia gerada é equivalente ao custo de 50 cirurgias, 40 tratamentos de radioterapia, 35 doses de quimioterapia, 35 consultas médicas e 28 transplantes de medula óssea. Esses números evidenciam o impacto direto que a usina solar terá na vida dos pacientes, permitindo que mais pessoas tenham acesso a tratamentos oncológicos de alta complexidade.

Além de sua relevância financeira, a usina solar do Complexo Erasto Gaertner representa um avanço em termos de eficiência energética e compromisso com o meio ambiente. A iniciativa coloca o hospital na vanguarda da sustentabilidade no setor da saúde, reafirmando o compromisso de oferecer tratamentos de qualidade, acessíveis e, ao mesmo tempo, ecologicamente responsáveis.

A diretoria do hospital destaca que esse é apenas o começo de uma série de projetos que buscam integrar a responsabilidade ambiental com o cuidado humanizado, sempre visando salvar mais vidas.