Evento contou com médicos de diversas especialidades para compartilhar conhecimentos e discutir casos
No último sábado (24), o Hospital Erasto Gaertner promoveu o 1º Simpósio de Câncer de Pulmão em alusão ao Agosto Branco, o mês de conscientização sobre esse tipo de doença. Esse evento foi realizado no Espaço Nara Timm da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com patrocínio da AstraZeneca e Roche.
O evento contou com a presença de especialistas na área, que promoveram um rico debate sobre diversos aspectos da doença, incluindo o rastreio, diagnóstico e tratamento. O simpósio foi gratuito e aberto ao público.
A pertinência de falar sobre esse assunto se justifica pelos dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que evidencia o câncer de pulmão como a principal causa de morte por câncer no mundo. Só no Brasil, estima-se mais de 32 mil casos para cada ano entre 2023 e 2025.
O tabagismo é ainda o principal fator de risco. Cerca de 85% dos casos estão relacionados ao hábito de fumar. Igualmente, charutos, cachimbos, narguilé e o cigarro eletrônico também aumentam o risco. O fumo passivo, ou seja, a exposição à fumaça de tabaco ambiental, também é um risco significativo.
Confira os médicos participantes e os temas tratados no simpósio.
Consenso Brasileiro sobre rastreio de Câncer de Pulmão - Dr. Danny Warszawiak
Desafios da radiologia intervencionista - Dr. João Bacarin
Desafios na avaliação da amostra tumoral e biomarcadores - Dra. Milena Kozonoe
Terapia nutricional no paciente com câncer de pulmão - Dr. Vinícius Preti
Definições de ressecabilidade - Dr. José Henrique Agner Ribeiro
Neoadjuvância versus Adjuvância - Dra. Angela Dasenbrock
Tratamento ECIII - visão da Radioterapeuta - Dra. Maíria Neves
Tratamento ECIII - visão do Oncologista - Dra. Thais Abreu de Almeida