Notícias

Ex-residente do HEG presta serviço voluntário no Haiti - 03/05/2018

Dr. Phillipe Abreu realizou procedimentos oncológicos durante uma semana no país                                  


O médico cirurgião e ex-residente do Hospital Erasto Gaertner, Dr. Phillipe Abreu, realizou, pelo período de uma semana (de 28 de abril a 02 de maio), um importante serviço voluntário no Haiti.  Com o apoio da ONG Innovating Health International e os conhecimentos adquiridos em muitos anos de experiência no HEG, o profissional atuou com foco no atendimento e tratamento oncológico da população local.

Dr. Phillipe chegou a discutir, pela internet, alguns dos casos com os quais se deparou durante o período com médicos do Erasto Gaertner e seus principais mentores durante a época da residência médica em oncologia, como o Dr. Flavio Tomasich (membro do Serviço de Cirurgia Abdominal do HEG). Impressionado com a carência do país – já devastado por muitas catástrofes naturais e desigualdade social, o profissional pretende retornar ao Haiti em breve.

“Fui muito bem recebido lá e tive total apoio da entidade IHI. Percebi o quanto a rede de atenção oncológica é precária, não se vê, por exemplo, máquinas para radioterapia. Atendi casos bem avançados e operei muitos pacientes em poucos dias. A gratidão dos pacientes e das famílias com o alívio proporcionado pelas operações foi algo marcante, uma experiência única para a vida, como pessoa, como cirurgião, como oncologista”, reitera o médico.