Notícias

Farmacêuticas do HEG ganham destaque em prêmio que valoriza atuação de profissionais da área - 27/02/2023

Colaboradoras conquistam o 1º e 2º lugar no Farma de Impacto NoHarm 2023


                                                                                                                                                                                                             

Duas colaboradoras da Farmácia do Erasto Gaertner foram reconhecidas no prêmio Farma de Impacto NoHarm 2023, que tem como objetivo valorizar a atuação das equipes de farmácia clínica em todo o Brasil.

Para eleger os vencedores, foram considerados na pontuação os seguintes quesitos: itens liberados, percentual de aceitação das intervenções, mas principalmente o número de intervenções e sua complexidade, revelando o impacto de cada pessoa nas equipes de farmácia clínica.

A NoHarm é um sistema que utiliza Inteligência Artificial para auxiliar a Farmácia Clínica na tomada de decisão. A plataforma consegue se vincular aos dados de hospitais indicando onde estão os potenciais erros de prescrições, aumentando a qualidade assistencial e eficiência hospitalar.

Neste ano, a farmacêutica de maior impacto foi a colaboradora Karina Aguiar, que enfatizou a importância de premiações como essas “o prêmio demonstra a valorização dos profissionais da área e sua importância para a segurança no uso dos medicamentos e no cuidado ao paciente. Além disso, destaca a farmácia do HEG que constantemente busca ferramentas para inovação e otimização da farmácia clínica como a Noharm.”

E em segundo lugar, Deisy Filipak, também colaboradora do Hospital Erasto Gaerter, que utiliza a plataforma desde 2021, explicou como ela auxilia no dia a dia. “O sistema possui estratificação do risco dos pacientes através dos score de gravidade, possibilidade de visualização de alertas de duplicidade medicamentosa, incompatibilidade medicamentosa, dose máxima, interações medicamentosas com link para consultas em bases de dados e ainda a possibilidade de visualização de indicadores em tempo real através de gráficos. Esses indicadores são fundamentais para a melhoria contínua dos processos e aumento da segurança na assistência farmacêutica prestado ao paciente.”.