Notícias

XI Jornada de Enfermagem Oncológica do HEG é realizada - 28/05/2018

Evento reuniu centenas de profissionais nos dias 24 e 25 de maio, na UniBrasil          


O Hospital Erasto Gaertner promoveu, nos dias 24 e 25 de maio, a XI Jornada de Enfermagem Oncológica, no auditório da UniBrasil. O evento - uma realização do Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa do HEG (CEPEP), reuniu centenas de profissionais da área para discutir temas relacionados à assistência, fortalecendo o conhecimento técnico-científico na área da oncologia por meio de mesas-redondas e apresentações de diversos casos já assistidos na instituição, que é referência no tratamento do câncer no sul do país. 

A Jornada contou com a participação de vários profissionais da saúde das mais diversas especialidades, que apresentaram temas bem atuais envolvendo a oncologia, como “Oncogenética”, “Cirurgia Robótica em Oncologia”, “Toxidades do Tratamento Quimioterápico”, entre outros. Durante a abertura, representantes da direção do Erasto Gaertner falaram sobre a importância das multidisciplinas no tratamento do câncer. Entre eles estavam a coordenadora geral, Dra. Carla Martins, o coordenador técnico da instituição, Dr. William Itikawa, a coordenadora do Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa, Dra. Mara Albonei Pianovski, e também o coordenador assistencial, Heleno de Sousa Faria.

A representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PR), Amarilis Schiavon Paschoal, também participou da abertura do evento com um pronunciamento momentos antes da primeira palestra do dia:  “Enfermagem Oncológica na Atualidade: Da Teoria à Prática”. No dia 25 de maio, pela manhã, os profissionais assistiram a uma apresentação com abordagem multiprofissional, cuja temática envolvia as áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Cirurgia Bucomaxilofacial, seguindo com debates até as 17 horas – horário de finalização do evento, com a apresentação musical de laringectomizados totais do HEG: o Coral Erasto Canta.