Outubro Rosa Curitiba acontecerá no dia 10 de OUTUBRO de 2020. Todas as doações são direcionadas ao Hospital Erasto Gaertner, maior centro de luta contra o câncer do Sul do Brasil que em 2019 atendeu em média 55 mil pessoas totalizando mais de 2,1 milhões de procedimentos.
Se apaixone pelos números em: Relatório anual
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e de acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de um quarto de todos os novos casos, a cada ano, são de mama. E, engana-se quem acha que apenas mulheres estão sujeitas à doença. Apesar de corresponder a apenas 1% do total de casos deste tipo de câncer, o diagnóstico também acomete os homens.
A doença tem índice baixo antes dos 35 anos, porém, com o passar da idade, esta taxa aumenta, principalmente após os 50 anos. Em todo o país, o INCA estima quase 58 mil novos casos para 2016, entre homens e mulheres. É um tipo de câncer considerado multifatorial, envolvendo fatores biológico-endócrinos, vida reprodutiva, comportamento e estilo de vida, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, alta densidade do tecido mamário, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, idade, histórico familiar de câncer de mama, alterações em genes, entre outros.
Quanto antes diagnosticado, mais chances o paciente possui de alcançar a cura. Um tumor mamário detectado no início significa cura definitiva em 90% dos casos, sem perda da mama. Por isso é muito importante se prevenir e realizar exames regularmente. A prevenção primária envolve uma alimentação saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal. A detecção precoce do câncer de mama pode ser feita pelo autoexame (com um centímetro de diâmetro, o tumor já é palpável) e também através da mamografia, para mulheres entre 50 a 69 anos (recomendação do Ministério da Saúde).
Fonte: Marketing hospital Erasto Gaertner