você está em: home / / Ewing

Ewing

O sarcoma de Ewing ocorre durante o período de crescimento ósseo rápido, geralmente na puberdade. É raro em crianças com menos de 10 anos. O tumor pode aparecer nos ossos longos das extremidades, mais frequente no fêmur (osso da coxa) ou na pélvis. Pode também se desenvolver no crânio ou nos ossos planos do tronco.

Sintomas Os sintomas clínicos são poucos e podem durar meses antes que o paciente procure atenção médica. O mais comum é dor e, ocasionalmente, inchaço no local do tumor. Pode haver também febre.

Diagnóstico O sarcoma de Ewing é frequentemente confundido com osteomilite. Deve-se fazer um exame de cultura bacteriana que, se apresentar resultado negativo, descarta o diagnóstico de osteomilite, aumentando a suspeita de tratar-se de uma doença maligna. O diagnóstico de sarcoma de Ewing é sugerido pela história clínica do paciente, seguido de exames radiográficos. A confirmação requer a biópsia cirúrgica, em que se retira um fragmento do tumor, que será examinado.

Prevenção Não se conhece prevenção para este distúrbio, já que a causa é desconhecida e que não parece ser hereditária. São tumores extremamente raros em negros e asiáticos.

Tratamento A estratégia de tratamento é individualizada para cada paciente, pois dependerá de uma série de fatores, tais como tamanho, localização e estágio do tumor. O tratamento do Sarcoma de Ewing requer a remoção do tumor primário por meio de cirurgia e/ou radioterapia. Algumas vezes, a combinação das duas modalidades de terapia tem maiores chances de sucesso. A cirurgia consiste na retirada do osso afetado e no implante de uma prótese. À medida que a criança cresce, a prótese deverá ser substituída por outra maior. Quando o tumor está localizado no osso da perna ou do braço, com grande comprometimento de tecidos circunvizinhos, geralmente a amputação do membro é cogitada. A quimioterapia poderá ser indicada como medida pré-cirúrgica, para diminuir o tamanho do tumor ou pós-cirúrgica, para combater células malignas que não puderam ser removidas.