você está em: home / Informações ao Paciente / Horários de Visita e Acompanhantes

Informações ao Paciente

Horários de Visita e Acompanhantes

Dentro das diretrizes da Instituição, o Hospital Erasto Gaertner controla as visitas devido à necessidade de evitar o contato do paciente com outras pessoas, reduzindo riscos de infecção hospitalar, e mantendo padrões de qualidade. Por isso, as visitas a pacientes são restritas a familiares e amigos, seguindo os seguintes critérios descritos nesta página.


Regras Gerais para Pacientes, Visitantes e Acompanhantes

Filmagens/Fotografias: Proibidas sem autorização

Proibido: Tabaco, cigarros eletrônicos, alimentos, flores e bebidas alcoólicas.

Acompanhantes: Máximo de um acompanhante por paciente.

Crianças e Adolescentes: Menores de 12 anos podem visitar apenas pais/mães internados; menores de 18 anos não têm acesso a áreas ambulatoriais.


Horário de Atendimento - Recepção

Setor Horário de Funcionamento Observações
Pronto Atendimento - SUS 24 horas Permitido 1 acompanhante maior de idade
Pronto Atendimento - Convênios 24 horas Permitido 1 acompanhante maior de idade
Internamento SUS e Convênios 24 horas Necessário 1 acompanhante maior de idade com documentos e exames anteriores


Horários de Visita e Trocas de Acompanhantes

Setor Horário de Visita Visitantes Permitidos Troca de Acompanhante
UTI 12h 2 visitantes das 07h às 08h e
das 19h às 20h
UTI 2 14h 2 visitantes
Ala A 14h30 1 visitante
Ala B 15h30 1 visitante
Ala D 15h 2 visitantes

Regras para visitantes:

- Identificação: Todos devem apresentar documento com foto.

Limite de Duração: 1 hora para visitas nas alas e 2 horas na UTI.

Respeito ao Ambiente: Manter silêncio e seguir horários estabelecidos.


Orientações para Internamento e Procedimentos Cirúrgicos

O que o Paciente Deve Trazer

- Itens de higiene pessoal, roupa íntima e chinelo.

- Exames prévios e medicamentos de uso contínuo, se aplicável.

- Pacientes Cirúrgicos

- Acompanhante Obrigatório: Necessário documento de identificação

- Recomendações: Jejum conforme orientação médica, evitar adornos e unhas pintadas.

- Cuidados: Não utilizar acessórios como aparelhos dentários removíveis, unhas postas ou extensões capilares.

Farmácia e Medicamentos

- Trazer apenas medicamentos solicitados pela equipe.

- Atenção: Não administrar medicações sem supervisão da equipe.

Nutrição e Refeições

- Horário das Refeições para Acompanhantes: Café da manhã (08h), Almoço (12h), Jantar (18h).

- Proibição de Alimentos Externos: Riscos de contaminação e proliferação de vetores, além de dietas específicas para cada paciente.


Serviços de Apoio

Serviço Horário de Funcionamento Observações
Banco de Sangue* Segunda a sexta: 07h-17h / Sábado: 08h-12h Acompanhantes não são permitidos
Serviço Religioso Terças e quintas, às 14h30 Capelas disponíveis, capelania mediante solicitação à equipe de enfermagem
Serviço Social Diariamente, 07h30 - 18h30 Assistência em casos de óbitos, violência, direitos do paciente, entre outros
SAC/Ouvidoria Segunda a sexta, 08h - 17h Para reclamações, sugestões e elogios

*o Banco de Sangue pode ter alterações no horário de funcionamento a depender da demanda. Confira mais infos aqui.


Serviços Ambulatoriais e Especiais

Especialidade Horário de Funcionamento Observações
Ambulatório Médico - SUS Segunda a sexta, 08h - 18h Permitido um acompanhante para casos específicos
Ambulatório Médico - Convênios Segunda a sexta, 07h - 19h
Fisioterapia/Fonoaudiologia Segunda a sexta, Fisio: 07h-19h30 / Fono: 08h-14h Agendamento necessário para fonoaudiologia
Psicologia Segunda a sexta, 07h30 - 18h30 Atendimentos individuais, acompanhantes são opcionais


Contato e Informações Úteis


SAME - Solicitação de Prontuários

As solicitações podem ser feitas pelo link: https://same.erastogaertner.com.br/

O envio é digital gratuito com prazo de até 5 dias úteis. Solicitações impressas têm custo de R$0,20 por página e devem ser retiradas presencialmente com prazo de até 15 dias.

Mais informações em: https://erastogaertner.com.br/pagina/diretrizes-para-retirada-de-prontuario-laudo

Cafeterias:

- Santo Bolo (Externa): Segunda a sexta, 06h30 - 21h30 / Finais de semana e feriados, 06h30 - 18h30.
- Cafeteria Erasto (Ala D): Diariamente, 07h - 21h.


Qual a diferença entre visitante e acompanhante?

Acompanhante é aquela que auxilia o paciente com limitações durante internamentos, consultas ou exames.

Já o visitante é aquela pessoa que vem ao hospital, por um curto período de tempo, para visitar o paciente que está internado.

O acompanhante precisa ser maior de 18 anos e, de preferência, abaixo dos 60.

Não é permitida a entrada de acompanhantes menores de 18 anos.

Em casos de visitas de crianças menores de 18 anos é necessário comunicar a Enfermeira Assistencial.

Visando participar do fluxo de cuidado com o paciente e seus familiares, o Serviço de Psicologia pode ser acionado para realizar a avaliação de crianças de 04 (quatro) a 12 (doze) anos para visita de pacientes, não sendo essa avaliação de caráter obrigatório ou restritivo.

Essa avaliação ocorre no horário de funcionamento do Serviço de Psicologia (segunda a sexta-feira, das 7h às 18h), mediante agendamento prévio. Nos casos em que não for percebido como necessário esse acionamento, a entrada de crianças fica condicionada aos horários de visita e regras do Hospital, bem como à avaliação circunstancial do Enfermeiro da área a ser visitada.

Quem tem direito a acompanhantes?

Conforme a Lei Brasileira quem tem direito a acompanhante são as seguintes pessoas:

  • Idosos com idade igual ou superior de 60 anos (Lei nº 10.741/2003);
  • Crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos (Lei nº 8.069/1990);
  • Pacientes com deficiência e/ou outras necessidades especiais (Lei nº 13.146/2015);
  • Pacientes gestantes (Lei n° 8.069/90 e 11.108/05);
  • Pacientes mulheres atendidas ao nível ambulatorial: Pacientes mulheres em qualquer idade, realizando consultas, exames ou procedimentos ambulatoriais (Lei Federal n.º 14.737/2023)


Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da Central de Relacionamento pelo chat online (clique no ícone azul localizado no canto inferior direito da página) ou pelo e-mail centralderelacionamento@erastogaertner.com.br.