Dentro das diretrizes da Instituição, o Hospital Erasto Gaertner controla as visitas devido à necessidade de evitar o contato do paciente com outras pessoas, reduzindo riscos de infecção hospitalar, e mantendo padrões de qualidade. Por isso, as visitas a pacientes são restritas a familiares e amigos, seguindo os seguintes critérios descritos nesta página.
Qual a diferença entre visitante e acompanhante?
Acompanhante é aquela que auxilia o paciente com limitações durante internamentos, consultas ou exames.
Já o visitante é aquela pessoa que vem ao hospital, por um curto período de tempo, para visitar o paciente que está internado.
O acompanhante precisa ser maior de 18 anos e, de preferência, abaixo dos 60.
Não é permitida a entrada de acompanhantes menores de 18 anos.
Em casos de visitas de crianças menores de 18 anos é necessário comunicar a Enfermeira Assistencial.
Visando participar do fluxo de cuidado com o paciente e seus familiares, o Serviço de Psicologia pode ser acionado para realizar a avaliação de crianças de 04 (quatro) a 12 (doze) anos para visita de pacientes, não sendo essa avaliação de caráter obrigatório ou restritivo.
Essa avaliação ocorre no horário de funcionamento do Serviço de Psicologia (segunda a sexta-feira, das 7h às 18h), mediante agendamento prévio. Nos casos em que não for percebido como necessário esse acionamento, a entrada de crianças fica condicionada aos horários de visita e regras do Hospital, bem como à avaliação circunstancial do Enfermeiro da área a ser visitada.
Quem tem direito a acompanhantes?
Conforme a Lei Brasileira quem tem direito a acompanhante são as seguintes pessoas:
No Hospital Erasto Gaertner, a entrada de acompanhantes está proibida, com exceção dos pacientes que se encaixam nas situações conforme a lei acima, nos seguintes setores:
A Enfermagem irá perguntar se o acompanhante possui sintomas respiratórios ou contato com caso de Covid-19 positivo nos últimos 10 (dez) dias.
Já nos setores abaixo, a permanência de 1 (um) acompanhante é obrigatória:
No Centro de Imagem (CDI), Fisioterapia, Laboratório de Análises Clínicas e Banco de Sangue a permanência de 1 (um) acompanhante só é permitida para aquelas pessoas que se encaixam nos fatores de classificação descritos acima.
INTERNAMENTO SUS
Alas A e B
O paciente pode recebecer um visitante, durante 1 hora com revezamento. Ou seja, o acompanhante precisa sair do quarto para receber o visitante.
Visitas Ala A: das 14h30 até 15h30
Visitas Ala B: das 15h30 até 16h30
Casos de exceção: em alguns casos poderá ser liberado até 5 (cinco) visitantes, sendo um por vez por 30 minutos cada. Essa autorização deve ser feita pela Enfermagem. Nestes casos, as visitas poderão acontecer até às 21h.
Obs: A Enfermagem irá perguntar se o acompanhante possui sintomas respiratórios ou contato com caso de Covid-19 positivo nos últimos 7 (sete) dias. Caso positivo, o acompanhante não poderá permanecer no quarto.
CONVÊNIOS E PARTICULARES
Obs: A Enfermagem irá perguntar se o acompanhante possui sintomas respiratórios ou contato com caso de Covid-19 positivo nos últimos 7 (sete) dias. Caso positivo, o acompanhante não poderá permanecer no quarto.
TMO
PRONTO ATENDIMENTO SUS
PRONTO ATENDIMENTO CONVÊNIO
Visitas
UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA (UTIs)
O paciente pode recebecer um visitante durante 1 hora.
UTI 1: visita das 12h às 13h
UTI 2: visita das 14h às 15h
---
O que você pode deixar para o paciente que está na UTI:
Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da Central de Relacionamento pelo chat online (clique no ícone azul localizado no canto inferior direito da página) ou pelo e-mail centralderelacionamento@erastogaertner.com.br.