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Gereciamento de Risco e Segurança do Paciente

Gerenciamento de Risco em saúde:

É a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação de risco e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.  

Sobre a Comissão:

O serviço de Gerenciamento de Risco foi criado em 2003, quando o Hospital passou a integrar o Projeto de Hospitais Sentinela da ANVISA. Mais recentemente, em 2012, o Gerenciamento de Risco incorporou a Segurança do Paciente, quando outros eventos adversos, os relacionados aos processos assistenciais, passaram a ser notificados em toda a Instituição. No Erasto Gaertner, o Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente está subordinado a Coordenação Geral.

O Gerenciamento de Risco deve estar envolvido também com a vigilância de medicamentos (Farmacovigilância), materiais e equipamentos médicos (Tecnovigilância), saneantes (Vigilância de Saneantes), sangue e seus componentes (Hemovigilância).

Segurança do Paciente:

A assistência à saúde sempre envolverá riscos, mas estes riscos podem ser reduzidos quando os mesmos são analisados e minimizados, evitando danos desnecessários ao paciente.

Como só é possível mudar aquilo que se conhece, é preciso notificar os riscos. Todos os profissionais de saúde devem informar quando identificarem um problema nos processos assistenciais do Hospital.

Notificações:

  • É rápido e fácil notificar: acesse o sistema Tasy através do usuário RISCO, senha RISCO123.
  • A sua notificação é anônima;
  • Todas as notificações são investigadas e tratadas;
  • Trimestralmente, todos os setores apresentam as tratativas de cada notificação recebida à Comissão de Gerenciamento de Risco e Segurança de Paciente.

Qualquer dúvida, reclamação, sugestão e notificação, entre contato através do e-mail: cgrsp@lpcc.org.br