você está em: home / / Imagem

Imagem

Realiza procedimentos de diagnóstico por imagem com melhor nível de exatidão e agilidade. Atende, além de pacientes do Hospital Erasto Gaertner ambulatoriais, internados e do Centro Cirúrgico, pessoas encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

1. Tomografia Vantagens da tomografia: Com o avanço da tecnologia, os exames de tomografia computadorizada passaram a ser cada vez mais rápidos e precisos, até evoluírem e chegarem a tomografia computadorizada helicoidal, que permite examinar uma região inteira do corpo em alguns segundos, já que um tubo de raio-x permanece em rotação contínua enquanto o paciente se desloca, obtendo assim dados em espiral. Um método não invasivo, rápido e de alta precisão diagnóstica, permite a análise segmentar das diversas regiões do organismo com alta definição anatômica, permitindo a visualização imediata de lesões e sem a necessidade de internação.

  • Preparo para o exame: Geralmente não se exige preparos ou jejum para a realização de tomografia computadorizada sem contraste. Caso seja necessário o uso de contraste iodado, o paciente deverá ficar de quatro a seis horas em jejum completo, sem a ingestão de alimentos líquidos, sólidos ou mesmo o consumo de cigarros, charutos ou cachimbos. Para a tomografia computadorizada de abdômen e/ou pelve, o paciente deverá chegar à clínica de uma a três horas antes do exame, pois muitas vezes será necessário tomar um contraste oral diluído neste período.
  • Informações importantes: Antes de iniciar o exame, o paciente responderá a um questionário informando se tem algum tipo de alergia, problema renal, se é diabético, sobre a possibilidade de gravidez e também se ingeriu alimentos ou líquidos antes do exame.
  • Durante o exame: O paciente deitará na mesa de exame e lentamente será levado para o interior do aparelho, onde serão feitas as imagens dos órgãos. É muito importante permanecer imóvel e seguir as instruções do profissional que realiza o exame. Muitas vezes, será necessário encher o pulmão de ar e segurar por alguns segundos. O tempo de exame é variável, podendo durar de 10 a 30 minutos.
  • Cuidados após o exame: Após o exame, o paciente poderá retornar às suas atividades normais. Em caso de uso de contraste endovenoso, recomenda-se a ingestão de líquidos após o exame, para ajudar na eliminação do contraste injetado. Os aparelhos de raio-X convencionais realizam exames simples ou contrastados.

2. Radiologia É a imagem de qualquer parte do corpo, sem a utilização de contraste, através de um simples procedimento de raio-x. É um exame frequentemente utilizado como método inicial na avaliação de várias patologias, permitindo uma avaliação anatômica e funcional dos sistemas e aparelhos do organismo humano, detectando possíveis moléstias.

  • Como funciona? A radiação sai do equipamento, atravessa o corpo do paciente e penetra o filme radiográfico, formando as imagens.
  • Vantagens da radiologia: A radiologia possui inúmeras vantagens por ser simples, rápida e de baixo custo.
  • Preparo para o exame: O paciente deverá retirar acessórios de metal (brincos, broches, anéis, correntes, pulseiras, etc.) da região a ser radiografada. As radiografias da coluna lombar/lombo-sacra e do abdômen geralmente necessitam de preparo intestinal.
  • Informações importantes: As pacientes gestantes, antes de realizar qualquer exame, devem comunicar previamente o radiologista.
  • Durante o exame: O exame é tranquilo, rápido e indolor. Antes do exame, o paciente veste uma roupa apropriada, para só depois ser posicionado na mesa. O paciente não sente nenhum tipo de dor e o tempo médio de exame é 10 minutos.

3. Mamografia Exame radiológico das mamas considerado o melhor procedimento para detectar câncer e lesões pré-cancerosas das mamas, antes mesmo do médico da paciente conseguir palpá-las. É um exame de alta sensibilidade e pode ser chamado também de mastografia ou senografia.

  • Como funciona? A mamografia é realizada num equipamento de raio-x especialmente projetado para essa finalidade (mamógrafo), a fim de visualizar o interior das mamas. É necessário tirar a roupa da cintura para cima. Normalmente, são obtidas duas ou mais radiografias de cada mama, logo após tê-las comprimido, para que fiquem com uma espessura mais uniforme. Essa compressão é importante, pois proporciona radiografias nítidas e detalhadas. Pede-se que a paciente espere enquanto o radiologista revisa o exame e avalia a necessidade ou não de incidências complementares.
  • Vantagens da mamografia: O exame mais recomendado para o diagnóstico precoce do câncer de mama é a mamografia, e vem sendo usada há aproximadamente 30 anos. Nos últimos 15 anos houve grande avanço tecnológico que melhorou os equipamentos, o posicionamento, e conseqüentemente o diagnóstico. Os estudos mamográficos nos equipamentos especializados são de alta qualidade, porém, com baixa radiação.
  • Preparo para o exame: A paciente deve marcar a mamografia para a semana após seu período menstrual, pois nessa fase as mamas ficam mais macias e menos doloridas. A paciente não deve usar talco, loções ou desodorantes antes da mamografia. Estes produtos químicos podem interferir no resultado, criando artefatos que atrapalham a análise do exame. Deve-se evitar também consumir cafeína (café, chá, chocolate, refrigerantes), por um período de uma ou duas semanas antes do exame.
  • Informações importantes: A mamografia pode ser realizada em mulheres jovens, desde que suas mamas sejam adiposas ou haja história familiar de doença mamária.
  • Recomendações para a realização do exame: A primeira mamografia deverá ser realizada entre os 35 e 40 anos (mulheres abaixo de 40 anos com nenhuma história de câncer mamário ou outros sintomas devem realizar o exame a cada dois anos, ou como for recomendado pelo seu médico). Entre os 40 e 50 anos, a cada dois anos. Após os 50 anos, anualmente. Exame ginecológico, anualmente.
  • As mulheres devem ficar em alerta para as seguintes observações: - As mamas nem sempre são rigorosamente iguais; - O auto-exame não substitui o exame clínico de rotina, que deve ser anual para mulheres acima de 50 anos de idade; - A presença de um nódulo mamário não é obrigatoriamente indicadora de neoplasia maligna; - Em 90% dos casos é a própria mulher quem descobre alterações em sua mama.
  • Durante o exame: Normalmente, o técnico faz duas ou mais radiografias de cada mama, logo após tê-las comprimido ligeiramente, até que elas fiquem com uma espessura mais uniforme. O procedimento produzirá uma sensação de pressão por apenas alguns segundos. Na hora da compressão da mama a paciente poderá sentir algum desconforto, porém, é importante, pois proporciona um exame detalhado. É importante informar ao técnico se já foi feita mamografia e trazê-las para verificar se houve mudanças no tecido mamário. As radiografias serão interpretadas pelo radiologista.

4. Ultrassom Aparelho de alta tecnologia, capaz de realizar todos os tipos de exames ecográficos.

  • Como funciona? O exame de ultrassonografia é um dos exames médicos mais simples. O paciente só precisa se deitar e deixar que o médico, ultra-som e computadores trabalhem. O avanço dos computadores e seus programas extremamente atualizados permitiram a identificação e análise de estruturas orgânicas importantes. A ecografia é um dos métodos mais seguros para o paciente, porque não emite nenhum tipo de radiação danosa.
  • Vantagens da ultrassonografia: É um método não invasivo e que não apresenta riscos à saúde por não utilizar radiação, apenas ondas sonoras, facilitando o seu emprego em praticamente todas as áreas da medicina.
  • Preparo para o exame: O paciente receberá orientações de acordo com a região do corpo a ser examinada. Siga corretamente estas instruções e compareça à clínica com 30 minutos de antecedência. O médico radiologista o entrevistará e orientará o exame de acordo com a indicação clínica, acompanhando-o até seu término. Exames de urgência são feitos sem preparo.
  • Exames sem preparo: - Transvaginal; - Tireóide; - Mamária, bolsa escrotal (testículos), músculo esquelético.
  • Exames que necessitam de preparo: - Ultrassonografia pélvica (ginecológica): ingerir seis copos de 200ml de líquido que não contenha gás (água) uma hora antes do exame; - Ultrassonografia do aparelho urinário (rins e bexiga): ingerir seis copos de líquido de 200ml (água) uma hora antes do exame; - Ultrassonografia da próstata por via abdominal: ingerir seis copos de líquido de 200ml (água, leite, etc.) uma hora antes do exame; - Ultrassonografia de abdômen total: jejum absoluto de seis horas.

Contato: (41) 3361-5045


FALE CONOSCO, CHAT ONLINE!