você está em: home / / Nutrição e Dietética

Nutrição e Dietética


O Setor de Nutrição e Dietética do Complexo Erasto Gaertner engloba o atendimento clínico aos pacientes e a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), responsável pelo preparo da alimentação para pacientes e colaboradores. Nesta página, você encontra algumas informações sobre o serviço e o seu impacto no cotidiano.

Em 2023, o setor de Nutrição e Dietética recebeu o selo SESI ODS 2023.

Conheça nossa Nutrição Clínica


A nutrição apresenta um papel importante na Oncologia. Ela está envolvida na prevenção e tratamento, bem como nos cuidados voltados a qualidade de vida, inclusive nos cuidados paliativos, reforçando a atuação do Nutricionista na evolução favorável do paciente.


Na prevenção, muitas substâncias bioativas advindas dos alimentos apresentam efeitos promissores na prevenção do câncer. No que envolve o tratamento, sabemos que a neoplasia faz alterações metabólicas que interferem no aumento do gasto energético, perda de massa muscular e alterações hormonais que reduzem o apetite.


O Setor de Nutrição e Dietética do Erasto Gaertner reliza um acompanhamento que acompanha o paciente no tratamento, seja cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, aliviando os sintomas das reações adversas comuns nesse tipo de tratamento. Além disso, a equipe promove diversas ações para conscientização da alimentação e oferece apoio nutricional aos pacientes de cuidados paliativos, concedendo autonomia e priorizando o bem-estar e promovendo conforto emocional para pacientes e seus cuidadores.


Assim, tanto serviços de atendimento preventivo, como em serviços de tratamento oncológico, torna-se fundamental a inclusão de aconselhamento e intervenção nutricional pelo profissional nutricionista.


No Erasto Gaertner são realizadas mais de 30 consultas ambulatoriais com a nutrição por dia e mais de 170 atendimentos diariamente referente a assistência nutricional ao paciente internado.


O setor ainda desenvolve materiais didáticos para a população com informações essenciais para a saúde nutricional. Confira:

A Nutrição do HEG também realizou uma série de vídeos em três partes sobre informações nutricionais durante o tratamento. Confira:

Contato e Horário de Funcionamento

Setor administrativo: segunda à sexta, das 7h às 18h;

Ambulatório de Nutrição (SUS): segunda à sexta, das 13h às 17h;

Ambulatório de Nutrição/Pré-Cirúrgico (SUS): segunda e quarta, das 13h às 17h;

Ambulatório de nutrição Convênio: diariamente, conforme agendamento disponível.

O nosso ambulatório de Nutrição Clínica também realiza atendimentos ao público externo. Caso você não seja paciente da instituição, mas esteja em tratamento oncológico, os nossos atendimentos também podem ser realizados de maneira particular ou através de alguns convênios. Entre em contato no telefone (41) 3361-5000 para informações de valores e agendamento.

Contato: nutricao@erastogaertner.com.br

Unidade Produtora de Refeições

No Erasto Gaertner contamos com uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) de autogestão, responsável pelo fornecimento de mais de 3 mil refeições diárias para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Nossos pilares são a saudabilidade e a sustentabilidade, dispensando extremo cuidado e atenção desde a aquisição de alimentos, provenientes de pequenos produtores locais, até a conscientização quanto à geração de resíduos.

No ano de 2018, inauguramos uma completa estrutura que marcou o início de uma política de sustentabilidade com a adoção de várias medidas para garantir uma produção de alimentos mais responsável. Entre elas:

  • a elaboração de cardápios saudáveis e sustentáveis, priorizando o uso integral dos alimentos;
  • parceria com produtores locais para o fornecimento de produtos agroecológicos e orgânicos;
  • campanha de desperdício zero, com treinamento intensivo sobre o descarte correto de alimentos e a utilização dos excedentes produzidos.

Ainda, destaca-se a criação do projeto “Divirta-se: hoje é sexta”, lançado em outubro de 2020, no Dia Mundial da Alimentação, com o intuito de fomentar práticas saudáveis e sustentáveis, além da educação alimentar e nutricional para toda a comunidade hospitalar.


Torna-se cada vez mais necessário o fomento de práticas sustentáveis em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), dado que este local atinge indivíduos de diferentes grupos populacionais e mostra-se como um local factível de intervenções e ações voltadas para a promoção da qualidade de vida, preservação e defesa do ecossistema, além de iniciativas pelo direito humano à alimentação.

O Setor de Nutrição também ganhou os selos SESI ODS nos anos de 2021 e 2022.