você está em: home / / Próstata

Próstata

A próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e a uretra na frente do reto. Essa glândula participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozóides produzidos no testículo. Ela envolve a uretra e seu tamanho normal é de uma azeitona. Não se sabe qual o mecanismo que leva as células glandulares da próstata a sofrerem uma malignização e, apesar de se ter lesões precoces reconhecíveis, não são de fácil identificação. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade.

Prevenção Praticar atividades físicas, consultar regularmente o médico, manter uma alimentação saudável, evitar álcool e fumo, bem como a perder peso. Os exames realizados para se detectar esse tipo de câncer são o toque retal, o exame de ultrassonografia transretal e o exame de PSA (antígeno prostático-específico).

Fatores de risco O câncer de próstata é muito raro em homens de menos de 50 anos, porém, após essa época, a chance de desenvolvê-lo aumenta indefinidamente com a idade - de forma linear. Ter tido um familiar próximo, como pai, irmão ou filho com esse tipo de câncer aumenta as chances. Esse tipo de câncer parece ser mais comum em homens negros, mesmo quando a possibilidade de fazer o diagnóstico é comparável. Homens negros americanos, grupo em que essa relação entre raça e câncer de próstata foi mais estudada, também morrem mais por esse tipo de câncer do que homens brancos. Consumo excessivo de álcool, dieta com pouca fibra e poucas fontes de vitaminas também são fatores de risco.

Tratamento O tratamento é feito de acordo com as características e local do tumor. Normalmente, utilizam-se cirurgias e radioterapias.