você está em: home / / Plano de Enfrentamento - Coronavírus

Plano de Enfrentamento - Coronavírus

Hospital Erasto Gaertner inicia Plano para enfrentamento ao coronavírus

Referência no tratamento de câncer no sul Brasil, o Hospital Erasto Gaertner (HEG) iniciou, no dia 18 de março, o PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE SARS-COV-2 / COVID-19. Elaborado pelas Direções Geral e Técnica da instituição, o documento é atualizando constantemente conforme o avanço e a chegada de novas orientações dos principais órgãos mundiais. A publicação descreve as medidas implantadas a fim de garantir a segurança e a prevenção da disseminação do Coronavírus. 

“Grande parte dos pacientes que circulam diariamente na instituição fazem parte do grupo de risco e o Hospital Erasto Gaertner está atuando em sintonia com os gestores (Municipal/Estadual), trabalhando para apoiar e atender a população durante a pandemia. Por ser uma instituição de alta complexidade, com foco no tratamento do câncer, o HEG compreende a importância da agilidade e manutenção do combate à doença. Por este motivo, os atendimentos de casos graves e continuidade do tratamento oncológico serão mantidos. Todas as equipes assistenciais estão trabalhando com as equipes médicas para verificar a necessidade de comparecimento ao Hospital de cada paciente atendido. Já estão sendo feitos também contatos para confirmações e reagendamentos”, explica Carla Martins, diretora Geral do HEG.

Confira as medidas que entram em vigor por tempo indeterminado:

  • Todas as visitas estão suspensas, conforme Decreto n° 4230, de 16 de março de 2020, assinado pelo governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.
  • Está expressamente proibida a entrada de menores de 18 anos no HEG e todas as suas unidades operacionais, com exceção os pacientes atendidos na Pediatria e casos avaliados pelo Serviço de Psicologia.
  • Estão suspensos também todos os trabalhos de grupos de voluntários realizados no hospital, incluindo os da Rede Feminina de Combate ao Câncer e, por conseqüência, o recebimento de doações de quaisquer que sejam os itens.
  • Conforme Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Estatuto do Idoso, será permitida a permanência de um acompanhante por paciente com mais de 60 anos e pacientes menores de 18 anos, com, no máximo, uma troca de acompanhante por dia.
  • Será realizada triagem em todas as portas de acesso ao Hospital para checagem de temperatura e possíveis sintomas respiratórios. A ação é válida para pacientes, colaboradores, médicos e terceirizados da instituição. Caso sejam evidenciados febre + um sintoma (tosse, coriza, dificuldade de respiração, dor de garganta) não será autorizada  a entrada, a fim de assegurar que possíveis sintomáticos mantenham-se afastados das rotinas internas realizando o isolamento domiciliar. No caso de pacientes, também serão orientados a manter este isolamento, exceto os seguintes casos:

1) Pacientes com sintomas respiratórios e imunossupressão por tratamento ou pela doença, quais sejam:

o Em tratamento para leucemia;
o Em tratamento para linfoma;
o Em tratamento para mieloma múltiplo;
o Pós transplante de CTH;
o Em vigência de quimioterapia endovenosa.

  • Estão sendo instaladas áreas de espera cobertas, porém com as laterais abertas, seguindo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomerações e locais fechados. Todos os pacientes deverão aguardar o seu horário agendado na área externa, entrando somente para realização da consulta/procedimento.
  • O Hospital Erasto Gaertner possui um canal de contato com o paciente e está à disposição para tirar qualquer dúvida ou confirmar procedimentos. Contato: centralderelacionamento@erastogaertner.com.br ou clique aqui.

    Novo fluxo para atendimento SUS em decorrência das novas áreas de esperas em ambiente aberto:

Serviços: CONSULTAS / INTERNAMENTO / BANCO DE SANGUE / EXAMES DE IMAGEM / ENDOSCOPIA 

Orientação: 

1)  Dirigir-se à recepção central para abertura de atendimento.

2)  Depois da abertura do atendimento e da identificação do paciente e acompanhante, dirigir-se ao espaço de atendimento montado ao lado do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) para aguardar encaminhamento.                                                                                                           

Serviço: QUIMIOTERAPIA / FARMÁCIA AMBULATORIAL / LABORATÓRIO

Orientação: Dirigir-se diretamente ao espaço de atendimento montado ao lado do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Serviço: CENTRO DE ESPECIALIDADES

Orientação: Dirigir-se diretamente à entrada do setor, próximo à entrada da Radioterapia.                                                                                    

Serviço: FISIOTERAPIA

Orientação: Encaminhar-se para o Centro de Especialidades para atendimento.                                                                                                   

Serviço: RADIOTERAPIA

Orientação: Dirigir-se diretamente à entrada da Radioterapia.                                                                                                                            

Contamos com a compreensão e apoio de todos.

Nossa maior preocupação é a segurança dos nossos pacientes.