Em 1985, foi realizada a primeira cirurgia de substituição femoral total por prótese usinada não-convencional do Brasil, evitando-se a amputação da perna de um paciente jovem. Motivados pelo cenário da época, alguns profissionais da saúde criaram o Instituto de Bioengenharia (IBEG), unidade operacional do Erasto Gaertner voltada para o desenvolvimento e fabricação de próteses ortopédicas, bucomaxilofaciais, cateteres venosos e materiais de uso hospitalar.
Nos primeiros anos de atividade, o IBEG assumiu posição de destaque no mercado nacional como referência na fabricação de próteses ortopédicas. Em 2003 iniciou-se o processo de reformulação do Erasto Gaertner, quando foi vislumbrada a possibilidade de tornar o IBEG um forte representante da indústria nacional de materiais médico-hospitalares, direcionando a sua totalidade de produção à industrialização de cateteres totalmente implantáveis e sistema de imobilização a vácuo. Houve investimento em pessoal, treinamento, planejamento e reformulação da administração.
Em 2005, o IBEG conquistou a certificação de Boas Práticas de Fabricação para Produtos Médicos, concedida pela Resolução RE nº 3172, de 6 de dezembro, mediante cumprimento do disposto na RDC 59/00, ANVISA, depois de passar por inspeção inicial realizada em junho e julho, ISO 9001:2000 e ISO 13.485:2003.
Atualmente, o IBEG é o único fabricante nacional de cateter totalmente implantável, e conta hoje com uma equipe de técnicos especializados nas áreas de usinagem, acabamento (eletropolimento) e montagem, todas elas voltadas à área médico-hospitalar.
Clique aqui para visualizar o site do IBEG.
Contato
Setor Comercial
Fone: (41) 3361-5212 e (41) 3361-5066
E-mail: ibegcomercial@erastogaertner.com.br