você está em: home / / Tireoide

Tireoide

Câncer de tireoide é um tumor maligno de crescimento localizado dentro da glândula tireoide. Não é um tipo de câncer comum e é um dos tipos mais tratáveis de câncer. Mesmo quando o tratamento é bem-sucedido, seu médico pode recomendar que você passe por exames de rotina para ver se houve recorrência pelo resto da sua vida. Isto porque, até 35% dos cânceres de tireoide pode voltar, e um terço de todas as recorrências só vão surgir com mais de 10 anos após o tratamento inicial. O câncer da tireóide é geralmente tratado com a remoção completa ou parcial da glândula tireoidiana. O iodo radioativo é freqüentemente usado na pós-cirurgia para matar as células cancerosas remanescentes.

Fatores de Risco Irradiação no pescoço, mesmo em baixas doses, assim como a ocorrência de câncer da tireoide na família, podem ser considerados fatores de risco.

Sintomas A presença de um nódulo na tireoide, região anterior baixa do pescoço, normalmente não é indicação da presença de um câncer. Entretanto, a ocorrência de nódulo tireoidiano em pacientes com história de irradiação prévia no pescoço ou história familiar de câncer da tireoide, é mais suspeito. Da mesma forma, a presença de nódulo tireoidiano, associado à presença de linfonodomegalia cervical (gânglios linfáticos aumentados no pescoço) e/ou ao sintoma de rouquidão, pode ser indicação de um tumor maligno na tireoide.

Diagnóstico A maior parte dos pacientes visita seu clínico-geral com um nódulo no pescoço ou porque o bócio que tinha há vários anos começou a crescer rapidamente. O diagnóstico de câncer pode ser feito no hospital pela punção com uma agulha fina ou pela cirurgia posterior.

Tratamento O tratamento do câncer da tireoide é cirúrgico através da tireoidectomia total ou parcial. Em casos de tumores que apresentem disseminação para gânglios linfáticos cervicais, o tratamento do tumor primário deve ser associado à retirada dos gânglios linfáticos relacionados. A complementação terapêutica com o iodo radioativo deve ser sempre utilizada em pacientes com carcinomas considerados de alto risco e submetidos a tireoidectomia total.