você está em: home / / Colorretal

Colorretal

O câncer colorretal é a presença de câncer no cólon e/ou reto, duas partes do intestino grosso. Estes tumores têm uma tendência maior de apresentar sangramento por estarem em uma área em que as fezes causam atrito.

Fatores de risco Mulheres têm a mesma chance que homens e esse tipo de câncer é mais comum em pessoas acima de 50 anos, mas as chances de ocorrência já começam a aumentar a partir dos 40 anos. Outro fator de risco é o histórico de familiares que tem ou tiveram câncer colorretal bem como doenças digestivas crônicas.

Sintomas Dor abdominal secundária a gases constantemente, sangramento nas fezes, alteração do hábito intestinal e sensação que o intestino não esvaziou todo após evacuar são os sintomas mais comuns do câncer de intestino. Como estes sintomas são muito comuns em outras doenças, como no caso da hemorroida e da doença diverticular, todos devem procurar auxílio médico para fazer um diagnóstico correto dos sintomas.

Tratamento O tratamento consiste na retirada do tumor, que pode ser endoscópica ou cirúrgica. A ressecção endoscópica é realizada nos casos iniciais do câncer, ou seja, naqueles em que não houve o comprometimento mais profundo da parede do intestino. Nos casos cirúrgicos, o segmento intestinal comprometido é ressecado, e o trânsito intestinal reconstruído, sempre que possível. Além disso, pode haver a necessidade de tratamento complementar com quimioterapia e radioterapia, que são indicados antes ou após a cirurgia, e nos casos mais avançados, para que se evite ou se tratem as lesões metastáticas.