você está em: home / / Pulmão

Pulmão

O câncer de pulmão abrange um grupo de tumores malignos localizados no pulmão e é causa mais comum de óbitos por câncer. Dos 27 mil novos casos diagnosticados ao ano no Brasil, cerca de 94% estão ligados à prática do tabagismo.

Sintomas À semelhança dos outros tumores, o câncer de pulmão pode crescer por muitos anos sem nenhum sintoma específico. No entanto, tosse, rouquidão, presença de sangue no catarro, falta de ar e dor torácica podem ser sinais da doença e devem ser avaliados por um médico.

Diagnóstico Por meio da radiografia de tórax, é possível confirmar ou não a existência da lesão. Já a tomografia de tórax caracteriza com precisão o tamanho, a localização e as características do tumor. Aparelhos de tomografia de última geração, capazes de detectar mínimas alterações, descobrir a natureza da doença e definir a extensão do problema. Somente com a biópsia é possível fazer a confirmação diagnóstica do tumor. A broncoscopia, a biópsia por punção com anestesia local e até mesmo a cirurgia podem ser necessárias para determinar em quais dos tipos se enquadra o câncer de pulmão (existem mais de cinco tipos).

Tratamento Dependendo do estádio da doença, serão indicados tratamentos específicos ou associados. São eles: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Para pacientes com tumores precoces, as chances de cura com cirurgia podem ultrapassar os 80%, podendo chegar a 90% em alguns casos. Por outro lado, quanto mais avançada for a doença, mais importantes os tratamentos associados, como quimioterapia e radioterapia.