você está em: home / / Colo de Útero

Colo de Útero

O papiloma vírus humano (HPV) está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

Fatores de risco Os principais fatores de risco estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais.

Prevenção A prevenção primária é realizada com o uso de preservativos durante a relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV, vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer. A principal estratégia utilizada para detecção precoce da lesão precursora é a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido popularmente como exame de Papanicolau. Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual, deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade.

Sintomas Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer de colo do útero, em que a detecção de possíveis lesões precursoras é feita por meio da realização periódica do exame preventivo. Conforme a doença progride, os principais sintomas do câncer de colo do útero são sangramento vaginal, corrimento e dor.

Tratamento O tratamento adequado para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico.


FALE CONOSCO, CHAT ONLINE!