Notícias

Hospital terá visita de manutenção da certificação ONA - 09/07/2014

Visita em agosto será de acordo com nova versão do Manual                                                                                                                        


O Manual Brasileiro de Acreditação, versão 2014, tem aprovação internacional da ISQua (International Society for Quality in Health Care) e vem com algumas mudanças importantes. Prevendo um cenário de adaptação, a superintendência trouxe aos supervisores e gestores, nesta segunda-feira, dia 7 de julho, uma palestra da Srª. Josiane Vivan, superintendente do IPASS (Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Saúde) e avaliadora da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Josiane informou que mais do que nunca é preciso conhecer o manual como um todo e não apenas a parte que envolve seu setor. Entre as mudanças, há o fato de que agora ele traz referências científicas embasando o conteúdo e a principal delas é a abertura que o novo manual ao avaliador, com a possibilidade de falar com o paciente o que, segundo Drª Carla Regina W. Martins,  é um grande avanço: “agora a qualidade vai chegar no paciente”, comemora.

A próxima visita dos avaliadores, prevista para os dia 4, 5 e 6 de agosto, será de manutenção da certificação e planeja-se que após esta etapa, haja um treinamento de formação de auditores internos da ONA para que cada vez mais a equipe do Hospital se aproxime de seu ideal de qualidade, segurança e ética. O superintendente Adriano Lago esteve presente ao evento e incentivou os colaboradores, “quando eu cheguei ao Erasto vi muitas coisas boas e é a política de Qualidade que sustenta isto, então precisamos continuar e melhorar nossa certificação”.