Notícias

Erasto Gaertner no Outubro Rosa - 01/11/2017

Diversos eventos e ações marcaram este período                               


 

Durante o último mês, o Hospital Erasto Gaertner encabeçou uma grande campanha em prol da saúde da mulher no Outubro Rosa. Com o apoio de grandes parceiros como o SESI-PR, Rede Massa e Baggio Pizzaria e Foccaceria, a instituição preparou um cronograma interno e externo com eventos que envolveram a população de diversas formas para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher. Esta foi a primeira campanha criada exclusivamente pelo Hospital Erasto Gaertner.
 
A abertura oficial do Outubro Rosa aconteceu no dia 02, no Hall da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Contando com a presença da secretaria municipal de Saúde de Curitiba, Marcia Huçulak, representantes do Governo do Estado, Conselho Municipal de Saúde, parceiros e representantes do Erasto Gaertner, além da presença da população, o evento recebeu a apresentação do coro feminino Collegium Cantorum, sob a regência da Maestrina Helma Haller. Durante todo o dia, a carreta de prevenção do SESI esteve estacionada na instituição realizando exames preventivos em colaboradoras, acompanhantes e visitantes.
 
Durante todo o mês, foram confeccionados e divulgados conteúdos informativos através de mídias sociais e imprensa. Com a importante parceria da Rede Massa, o Hospital Erasto Gaertner esteve em destaque na programação, principalmente os profissionais médicos do Corpo Clínico, que participaram de diversas reportagens sobre aspectos importantes do câncer em mulheres. Além disso, a instituição foi beneficiada com R$50 mil reais, arrecadados com a venda de ingressos do evento Rede Massa Dakota.
 
Já no dia 04, iniciou-se a Ação de Beleza e Oficina de Amarração de Lenços com as pacientes do Erasto Gaertner. No total, foram quatro dias de ação e mais de 200 mulheres em tratamento participando das atividades, que contou com o apoio da Mary Kay, Projeto Um novo Olhar CTBA e Carequinhas Solidárias. A exposição “A arte de ser mulher”, do Centro de Artes Guiado Viaro e de autoria dos alunos William Ferreira de Sene e Taynara Padilha Miranda, esteve disposta entre os dias 10 e 31 de outubro no Hall da Rede Feminina de Combate ao Câncer, atingindo mais de 120 pessoas.
 
O dia 13 de outubro foi repleto de emoção e solidariedade com a visita dos participantes do Outubro Rosa Curitiba, evento liderado pelo H.O.G The One – Curitiba Chapter. Os motociclistas puderam conhecer a instituição que foi beneficiada pelo terceiro ano consecutivo com uma grande festa, além de receberam uma homenagem com a inauguração de um painel com os nomes dos participantes da edição anterior, em 2016. Além disso, eles entregaram uma doação de cerca de R$600 mil reais em medicamentos, que suprirão parte da demanda anual da instituição de saúde.
 
As colaboradoras do HEG também contaram com uma ação especialmente para elas, realizada no dia 19 de outubro. A consultora de estilo Fernanda Maranho, abriu o dia com uma palestra sobre a Importância da Imagem Pessoal e Profissional, seguida por atividades de automaquiagem coordenadas por consultoras Mary Kay. Além disso, as colaboradoras realizaram testes de glicemia eforam orientadas quanto aos cuidados com a saúde para prevenir o câncer.
 
O ponto alto do mês aconteceu na penúltima semana, entre os dias 23 e 27 de outubro, com a realização do Mutirão de Reconstrução Mamária para mulheres submetidas à mastectomia – retirada total ou parcial da mama devido ao câncer. A ação, liderada pelo Serviço de Cirurgia Plástica da instituição, realizou mais de 30 cirurgias com o objetivo de buscar melhorar a autoestima das pacientes, proporcionando uma melhor qualidade de vida e influenciando positivamente na evolução da doença.
 
Médicos do Serviço de Ginecologia e Mama do Hospital realizaram palestras sobre prevenção em grandes empresas de Curitiba e Região Metropolitana, disseminando a importância de exames preventivos e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. O setor Educacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer também esteve com a agenda lotada durante todo o período, com ações de panfletagem e palestras orientativas.
 
A campanha teve o seu encerramento liderado pela Comissão de Capelania do Erasto Gaertner, que realizou a apresentação “Canções na primavera: músicas e representações”, animando o final de tarde dos pacientes e enfeitando o bosque do Hospital, no dia 31 de outubro.