Notícias

1º Risoto Solidário em prol do HEG é realizado em Irati (PR) - 12/11/2019

Os recursos serão destinados à Unidade Avançada do Erasto no município                                          


O Hospital Erasto Gaertner realizou, no dia 10 de novembro, a primeira edição do Risoto Solidário em Irati (PR). O Centro de Tradições Willy Laars foi o palco principal do evento que, ao todo, reuniu cerca de 900 pessoas. A instituição contou com o apoio da Prefeitura de Irati e do idealizador da ação em Curitiba, Evandro Arruda. O resultado financeiro será destinado à manutenção da Unidade Avançada do Erasto Gaertner já existente na cidade.

O Risoto Solidário é uma iniciativa que surgiu em Santa Catarina há dez anos atrás, com o objetivo de unir esforços para ajudar diversas instituições sem fins lucrativos. A primeira edição do evento em Curitiba aconteceu em 2015. Esta grande corrente do bem cresceu e desde então, anualmente tem colaborado muito com causas importantes como a do Erasto Gaertner. Mais de R$ 100 mil reais já foram destinados ao Hospital nestes quase cinco anos.

A proposta consiste na realização de mais de 50 tipos diferentes de risoto, preparados e custeados por 104 parceiros de Irati, que inscreveram-se previamente para apresentar suas receitas ao público. Entre os risoteiros estavam quatro prefeitos da região: Benato Junior (Inácio Martins), Rodrigo Solda (Rio Azul), Moacir Szinvelski (Mallet) e Bertoldo Rover (Imbituva). O ingresso, que custou R$ 40,00, deu direito ao participante de experimentar 52 sabores diferentes de risoto, livremente.  Este relacionamento e envolvimento da comunidade expressou o grande objetivo do evento: reunir a comunidade em torno de sentimentos de união, fraternidade e colaboração.

Para ajudar no custeio das despesas, o Hospital Erasto Gaertner contou com o patrocínio de diversas empresas: Anila, Arroz Prato Fino, Caminhos do Paraná, Diwal Laminados, Fobrás, Grupo Ivasko, Restaurante Camilo e Sepac.  Além disso, contou com o apoio de comerciantes da região que colaboraram na venda dos ingressos: Panificadora Irati, Peixaria Camilo, Vivere Calçados, Cristina Calçados, Ivasko Supermercados, Rotta 400, Bichos e Caprichos, Antologhy, Rádio Najuá, Rede Hiperfarma, Farmácia Santo Antônio – de Rebouças, Lú Anjos, Salão Patrícia Custódio, Salão Cariz, Posto Progresso e Academia Espaço Mulher Fitness.

Também colaboraram com o evento: a paciente Rozane Maria Ferraz, que doou dois mil doces para serem vendidos em prol da instituição; Latínio Mangoni, que doou insumos para a preparação das receitas; Maricelma, Mere Camilo, Jo, Thiago Paulo Nazard, Debora, Emanuelle, Fernando Cis, Merly Waydak, Paulo Conrado, Ana Boni, Maria Elaine, Capela São Francisco, por meio do Vanderlei Kawa e Ailton Teixeira, pelo empréstimo das bocas de fogão; as Paróquias São Miguel Padre Luiz, Perpétuo Socorro e Imaculado Coração de Maria, que emprestaram mesas e bancos para o Risoto Solidário.

A grande corrente do bem formada em prol do Risoto Solidário também contou com a participação de 60 voluntários, que trabalharam na organização do evento. A expectativa é que, anualmente, o evento passe a ser realizado em Irati, tornando-se parte da agenda oficial da Prefeitura.