Linfoma de Hodgkin foi o tema central
No dia 17 de agosto, o Hospital Erasto Gaertner, em parceria com o Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa (CEPEP) realizou a 2ª Jornada de Oncologia Pediátrica, cujo tema foi o Linfoma de Hodgkin – que é “uma forma de câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático, um conjunto composto por órgãos e tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo” (informações do Instituto Nacional de Câncer – INCA).
No evento, estiveram presentes, o Oncologista Pediátrico do Hospital do Amor (Barretos), responsável pela reformulação do Protocolo de Tratamento do Linfoma de Hodgkin (AHOPCA), Dr. Mário José Aguiar de Paula, que iniciou o ciclo de palestras falando a respeito da elaboração do novo Protocolo e o aperfeiçoamento do tratamento do Linfoma de Hodgkin e o radiologista com experiência em Oncologia Pediátrica, atuante no Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), Dr. Henrique Lederman, que palestrou sobre o uso de métodos de imagem para avaliar a extensão da neoplasia em crianças e adolescentes.
Além das palestras com profissionais atuantes na área da oncologia pediátrica e com a equipe multidisciplinar do HEG, a 2ª Jornada de Oncologia Pediátrica, teve a formação de mesas-redondas que abordaram diversos temas, como por exemplo, “Tratamento atual do Linfoma de Hodgkin”, “Diagnóstico inicial e da recidiva” e a que foi novidade desta edição “Pensando no futuro: aprendendo com ex-pacientes”, momento que alguns ex-pacientes do HEG puderam dividir as experiências com os participantes da Jornada.
No final do evento, a chefe do Departamento de Pediatria do HEG, Dra. Mara Albonei Pianovski, encerrou agradecendo a participação de todos os profissionais que fizeram a 2ª Jornada de Oncologia Pediátrica acontecer e ser um grande sucesso.