Notícias

3ª Jornada de Oncologia Pediátrica do Erasto Gaertner - 19/08/2019

Carcinomas de suprarrenal e tireoide foram os temas do evento                                             


O Hospital Erasto Gaertner, em parceria com o Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa (CEPEP), realizou, no dia 16 de agosto, a 3ª Jornada de Oncologia Pediátrica, que teve como foco principal as discussões acerca dos tumores endócrinos em crianças e adolescentes.

Médicos e profissionais da área da saúde do Paraná e de outras regiões do país apresentaram palestras e participaram de mesas-redondas sobre os aspectos os epidemiológicos, diagnósticos e terapêuticos dos carcinomas de suprarrenal e de tireoide.

Pela manhã, os debates começaram com a palestra “Aspectos epidemiológicos do carcinoma de suprarrenal no Paraná”, ministrada pelo Dr. Bonald Cavalcante de Figueiredo, membro do Corpo Clínico do Hospital de Clínicas da UFPR; abrindo a segunda mesa-redonda, a chefe do Departamento de Pediatria do HEG, Dra. Mara Albonei Pianovski, abordou o tema com a palestra “Tratamento quimioterápico do carcinoma suprarrenal”.

À tarde, dando seguimento ao evento, o assunto central foi o tratamento e as manifestações clínicas do câncer de tireoide em crianças e adolescentes, e ao final, os participantes puderam debater sobre casos clínicos reais.