Notícias

Aplicação da metodologia Lean Six Sigma no HEG - 1ª fase concluída - 06/05/2019

Segunda fase programada para maio de 2019                                           


O Hospital Erasto Gaertner, pensando em seu planejamento estratégico em que um dos objetivos prevê a ampliação do sistema de qualidade e satisfação do cliente, a implantação de projetos de remodelagens de processos, como a metodologia Lean Six Sigma é fundamental para consolidação da estratégia previamente definida. Ao optar pela aplicação desta metodologia, os participantes identificam e eliminam falhas e reduzem desperdícios.

Com a finalização dos seis projetos a nível de Yellow Belt, no Hospital Erasto Gaertner, já foram verificados ganhos, através da adequação de processos internos que ocasionaram a otimização do tempo de permanência do paciente em ambulatório e em centro cirúrgico e, também, a redução das divergências no processo de agendamento de consultas eletivas, oferecendo melhorias no atendimento do paciente oriundo do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, obteve-se melhoria no monitoramento da acuracidade de alguns itens disponíveis, impactando diretamente no giro de estoque e organização e dispensação de medicamentos.

Para a diretora geral do HEG, Dra. Carla Martins, a implantação da metodologia Lean Six Sigma nos projetos Yellow Belt agregou conhecimento desde a estratégia da implantação até a entrega dos resultados dentro da instituição. O superintendente do HEG, Adriano Lago, complementa, declarando o sucesso da iniciativa e garantindo que pretende manter e ampliar o projeto: “A revisão destes novos resultados nos mostraram que estamos no caminho certo e devemos ampliar este conhecimento e técnica. Nossa expectativa é manter o Programa, com a visão de ampliar com novos projetos e profissionais participantes.”

Com o êxito deste primeiro ciclo, a segunda fase está garantida. Programada para maio, a próxima etapa consistirá na formação de uma equipe com mais 15 Green Belts.