Notícias

Campanha das Metas 2023 promove conscientização das Metas Internacionais de Segurança do Paciente - 25/09/2023

A campanha durou dois meses e envolveu vários setores do hospital em uma ação de educação contínua sobre a segurança do paciente


Na última sexta-feira, o Erasto Gaertner realizou a batalha final da Campanha das Metas 2023. O objetivo da ação foi conscientizar e reforçar a cultura das 6 Metas Internacionais da Segurança do Paciente na instituição. Durante dois meses foram liberados seis quizes de forma aleatória para todos os colaboradores do hospital, cada um sobre uma meta diferente. Ao final, os cinco setores com maior pontuação e maior taxa de adesão se enfrentaram em uma divertida sequência de jogos, que testavam os conhecimentos sobre as metas de segurança. Participaram setores administrativos e assistenciais.

As equipes finalistas foram o Faturamento, Pronto Atendimento, Escritório de Valor (DRG), Radioterapia e Ambulatório SUS. A competição começou com uma brincadeira clássica estilo “batata quente”. Nela, os participantes tinham que responder as perguntas o mais rápido possível, antes que a bexiga estourasse.

Depois, eles foram desafiados em uma brincadeira do passe e repassa, onde quem apertasse o botão mais rápido respondia a pergunta e garantia a sua classificação. Deixando a competição ainda mais emocionante, as equipes do DRG, Pronto Atendimento, Ambulatório SUS e Faturamento empataram. Então, eles foram direcionados a uma etapa mata-mata, que levou a equipe do Pronto Atendimento à vitória e direito ao primeiro lugar. O segundo lugar ficou com a equipe do DRG e o Faturamento em terceiro.

Durante o encerramento, a equipe vencedora levou um troféu especial da Segurança do Paciente. Houve prêmios para o segundo e terceiro lugar, bem como o sorteio de alguns prêmios especiais para a platéia. Essa arrecadação foi possível graças ao apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e a Polymedical, que doaram os prêmios para o evento.

Ação entre as unidades

As unidades externas do Complexo Erasto Gaertner também participaram da Campanha das Metas 2023. As equipes de Irati, Paranaguá e Joinville aceitaram o desafio de realizar um vídeo educativo sobre as 6 Metas Internacionais da Segurança do Paciente.

Durante a semana, os vídeos foram disponibilizados para os colaboradores de todo Complexo, que puderam assistir cada uma das produções e votar na mais criativa. A equipe vencedora foi Paranaguá, que conseguiu a maioria dos votos e garantiu um prêmio especial para a unidade.

As 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente

Conforme o nome, as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente são protocolos preconizados pela Organização Mundial da Saúde que promove melhorias e garante a segurança do paciente durante sua estadia na instituição de saúde. A sua importância é destacada no dia 17 de setembro, que é o Dia Mundial da Segurança do Paciente.

Confira as seis metas:

  1.        Identificação correta do paciente;
  2.        Comunicação efetiva;
  3.        Segurança na administração e prescrição de medicamentos;
  4.        Cirurgia segura;
  5.        Higienização correta das mãos;
  6.        Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão;