Notícias

Câncer - Troque o medo por esperança! - 22/11/2018

Campanha nacional tem apoio de médicos do Hospital Erasto Gaertner                       


No próximo domingo (25), o país inteiro tem um encontro marcado para combater o câncer e médicos do Hospital Erasto Gaertner estarão juntos nessa luta. É a Ação Nacional Combate ao Câncer, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado todo ano no dia 27 de novembro . O objetivo é esclarecer a população brasileira sobre como prevenir e identificar a doença, mostrando que o câncer tem cura quando tratado adequadamente.

Em Curitiba, a ação terá início às 8h, no Parque Barigui, com inscrições para uma caminhada que começa às 9h30. Um pouco antes, às 9h, a Banda da Aeronáutica se apresenta e, em seguida, a programação continua com o atendimento de cirurgiões oncológicos, para esclarecimento à população. Ao todo, dez médicos do HEG trabalharão durante o evento e os visitantes também contarão com a graça do grupo de palhaços voluntários do hospital, Especialistas da Alegria.

Na programação haverá ainda projeção de filme educativo da SBCO sobre os principais tipos de câncer,  aferição de peso, altura e cálculo de IMC, orientação com nutricionista sobre alimentação saudável, orientação sobre fatores de risco para os tipos de câncer mais comuns: pele, mama, colo uterino, próstata, pulmão e gastrointestinal, além de rastreamento de câncer de pele realizado por dermatologistas e rastreamento de câncer bucal realizado por dentistas. Para proteger ainda mais os participantes dessa ação especial, será distribuídos água e protetor solar.

O câncer é a 2ª causa de morte entre os brasileiros e é importante que as pessoas aprendam a se prevenir, tenham mais informações à disposição e entendam que é muito importante descobrir precocemente a doença. Desta forma, aumentamos muito as chances de cura e de qualidade de vida do paciente, porque temos para isso, uma equipe de especialistas muito capacitada e tecnologia de ponta para auxiliar. É importante que o medo dê lugar à informação, à ação e à esperança. Estaremos no domingo reunidos para isso”, afirma o cirurgião oncológico Reitan Ribeiro, do Hospital Erasto Gaertner.