Notícias

Conscientizar+ realiza campanha sobre Julho Verde - 01/08/2024

Durante todo mês, diversas ações foram realizadas para conscientização do câncer de cabeça e pescoço


Julho Verde é o mês do combate e conscientização do câncer de cabeça e pescoço. Durante esse período, a equipe do Hospital Erasto Gaertner, por meio do Programa Conscientizar+, promoveu diversas ações de mobilização sobre o tema. Entre as principais atividades estão a transmissão ao vivo no canal do YouTube da instituição, a divulgação de conteúdos e uma ação interna com nossos pacientes.

Nos dias 23 e 24, a equipe esteve presente no pátio interno da instituição, abordando pacientes, acompanhantes e visitantes com uma dinâmica sobre o tema. O participante podia rodar a nossa roleta e participar de um quiz sobre o câncer de cabeça e pescoço. O objetivo não era medir conhecimentos, mas proporcionar um momento de reflexão sobre a doença. No fim, os participantes ainda puderam ganhar um brinde oferecido pelas voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A equipe foi composta pelo Chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do HEG, Dr. Laurindo Sassi, pela equipe de Bucomaxilo, bem como pelas enfermeiras especialistas e residentes do hospital.

Na semana anterior, o hospital ainda promoveu uma live sobre o câncer de cabeça e pescoço com o Dr. Gyl Ramos, médico do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Na ocasião, o médico comentou sobre os principais sintomas, hábitos que precisam ser mudados e orientações de onde procurar atendimento. Confira a entrevista completa no link.

Sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço

O câncer de cabeça e pescoço é o sexto tipo mais comum no mundo, representando cerca de 6% dos casos. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados aproximadamente mais de 31 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025.

Não é porque se chama “câncer de cabeça e pescoço” que tudo que acomete essa região é considerado esse tipo de câncer. Por exemplo, o câncer de pele pode aparecer em regiões do rosto, mas não é considerado como de cabeça e pescoço. Da mesma forma, um tumor no cérebro também não é considerado. Para entender melhor, os principais tipos são os seguintes:

  • Cavidade Oral: Lábios, língua, gengivas, assoalho da boca, palato duro e área retromolar.
  • Faringe: Nasofaringe, orofaringe e hipofaringe.
  • Laringe: Cordas vocais e outras áreas da laringe.
  • Seios Paranasais e Cavidade Nasal
  • Glândulas Salivares

O tabagismo é o principal fator de risco, responsável por cerca de 85% dos casos. Da mesma forma, o consumo de álcool, se combinado com o tabaco, também aumenta significativamente o risco.

Outros fatores que também impactam a proliferação desse tipo de câncer são a infecção pelo HPV (papilomavírus humano), exposição a substâncias químicas (como asbesto, níquel, poeira de madeira, entre outros). Soma-se ainda a má higiene bucal, uma dieta pobre em frutas e vegetais, exposição ao sol no lábio e fatores genéticos.

As melhores formas de prevenção envolvem evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, tomar a vacina contra o HPV, manter uma boa higiene bucal, comer frutas e legumes rotineiramente, usar protetor labial e fazer exames médicos regulares.

Essa última informação é de extrema importância, pois apesar de existirem fatores de risco e formas de prevenção, a doença ainda é muito individual. Por isso, o acompanhamento médico faz toda a diferença na hora de identificar precocemente o câncer.

Quais sintomas observar?

Alguns sintomas são mais frequentes ao falarmos do câncer de cabeça e pescoço. Eles são:

  • Feridas na boca que não cicatrizam;
  • Nódulos no pescoço;
  • Rouquidão persistente;
  • Dificuldade para engolir;
  • Perda de peso inexplicada;
  • Sangramento incomum na boca ou no nariz.

Procure sempre um médico!