Notícias

Dia da Voz no Erasto Gaertner - 15/04/2019

Evento destinado a fonoaudiólogos, acadêmicos e profissionais da saúde                    


O Hospital Erasto Gaertner, por meio do Serviço de Fonoaudiologia e do Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa (CEPEP), realizou na última sexta-feira (12), no auditório principal da instituição, o 3º Ciclo de Palestras em Comemoração ao Dia da Voz. A realização deste evento tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da voz para a promoção da saúde e do diagnóstico precoce para se obter um resultado positivo sobre o tratamento proposto. Além disso, as palestras abordaram termas que destacaram o uso adequado da voz como instrumento de trabalho e veículo de informação.

O 3º Ciclo de Palestras em Comemoração ao Dia da Voz iniciou a programação com a palestra “Atividades, futuro e importância para o Hospital Erasto Gaertner”, com o coordenador do Instituto de Bioengenharia do Erasto Gaertner (IBEG), Emerson Czachorowski e, na sequência, a médica membro do Serviço de Cabeça e Pescoço do HEG, Dra. Marja Reksidler, abordou o tema “Tumores de Maxila e as Maxilectomias”. Ainda durante a manhã, a chefe do Serviço de Fonoaudiologia da instituição, a fonoaudióloga Camila Molento, apresentou a palestra “O Impacto da Fala e da Voz após Cirurgias de Cavidade Oral”, entre outras palestras envolvendo a temática e suas multidisciplinaridades, como por exemplo a "A Enfermagem nos Cuidados Paliativos em Pacientes de Cabeça e Pescoço".

Ao final do evento, os profissionais partiparam de um workshop de consistências alimentares, com o apoio da empresa Nestlé, e assistiram a uma bela apresentação do Coral de Laringectomizados Totais Erasto Canta.