Prevenção e dados sobre a doença foram temas principais em entrevista para a televisão
No dia 08 de abril, quarta-feira, comemoramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Em entrevista ao Programa Tribuna da Massa, Dr. Luiz Antônio Negrão Dias destacou a importância da realização de exames preventivos e exames médicos periódicos para a detecção do câncer e a mudança nas taxas de cura, nas últimas décadas.
Segundo ele, cerca de 30 anos atrás a taxa de cura no Hospital Erasto Gaertner era de 44%. Hoje, com tratamentos avançados e um programa de prevenção a taxa de cura passou para em torno de 66%, uma das maiores do Brasil.
Os exames preventivos e a detecção precoce ainda são de grande relevância, a taxa de cura quando o tratamento é iniciado nas primeiras etapas da doença é de 90%. Nessas etapas, o tratamento é menos invasivo e mais preciso.
Mais especificamente sobre a região sul do país, Dr. Luiz Antônio Negrão observou que há “uma grande concentração de pessoas caucasianas. A maioria delas passa horas expostas ao sol, o que aumenta os riscos e incidências do câncer de pele”. Nestes casos, os especialistas recomendam o uso do protetor solar, feito com a indicação de um dermatologista.