Notícias

Dia Mundial de Higiene das Mãos - 08/05/2018

Data foi marcada por ações de conscientização no Erasto Gaertner                                 


O dia 05 de maio é marcado por ações de conscientização e mobilização em prol da higiene das mãos em todo o mundo. Referência em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, o Hospital Erasto Gaertner trata o tema com a seriedade que ele merece, mantendo - por meio da sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), uma campanha anual contínua sobre a importância da correta higienização para prevenir infecções e eliminar qualquer risco à segurança do paciente.

Para marcar a data, a CCIH do Hospital realizou, durante todo o dia de ontem (07/05), blitz educativa e atividades lúdicas para trazer o assunto à tona. O tema da campanha interna neste ano foi “Aqui não, infecção!” e mobilizou os colaboradores mostrando a importância deste tipo de cuidado para a qualidade na assistência. “A higiene das mãos é considerada a medida mais eficaz na prevenção de infecção relacionada à assistência e uma das metas internacionais de segurança do paciente. Por isso, tratamos esse assunto como prioridade, promovendo várias ações, projetos e treinamentos constantemente a fim de garantir a adesão de todos os colaboradores”, explica a enfermeira responsável pela CCIH, Jakeline Marie Servilha Brotto.

Um exemplo do contínuo investimento feito pelo HEG em prevenção de infecções é o vídeo de conscientização sobre a higienização das mãos lançado em dezembro de 2017 e que viralizou na internet. Percorrendo todas as áreas do hospital, mais de 60 pessoas, entre médicos, colaboradores e voluntários, cantam e dançam a paródia da música Despacito (do cantor porto-riquenho Luis Fonsi), criada pela enfermeira Jakeline Brotto. “Cinco Passitos” ensina os cinco momentos de higiene das mãos, preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como fundamentais para prevenir infecções. Clique aqui a assista!