Notícias

Dia Nacional de Combate ao Câncer - 27/11/2017

A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais                                                                                    


A conscientização da população sobre o tratamento e a prevenção do câncer através da disseminação de informação se tornou essencial nas últimas décadas. A doença é atualmente responsável por uma em cada seis mortes no mundo, atingindo 8,8 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados em 2017. As estimativas apontam que até 2030 a doença deva atingir 21 milhões de pessoas no planeta. 

O câncer, assim como as demais doenças não-transmissíveis, possui diferentes características em cada região. A influência de fatores como o desenvolvimento econômico de países e políticas sociais para a saúde afetam a incidência de determinados tipos da doença – em países mais desenvolvidos, é comum casos de câncer de próstata, mama e pulmão. Já em países menos desenvolvidos, casos como câncer de estômago e fígado são mais  frequentes. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil, durante o biênio 2016-2017.

A doença pode atingir a todos, sem distinção de raça, credo ou sexo. Por isso, toda a informação sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer é de extrema importância. Para ajudar no combate à doença, o Hospital Erasto Gaertner preparou algumas dicas para a manutenção de hábitos mais saudáveis e que ajudam na prevenção do câncer:

  •      Uma alimentação balanceada ajuda a reduzir o risco de câncer. Frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, leite e derivados, são ingredientes fundamentais em uma boa refeição. Evite alimentos gordurosos, salgados e enlatados.
  •      Pratique atividades físicas com frequência. O ideal são ao menos 30 minutos diários de atividades físicas leves ou moderadas. Mude seu estilo: trocar o elevador pelas escadas, caminhar, dançar, varrer a casa e passear com o cachorro, são atividades físicas simples e fáceis de adaptar a sua rotina.
  •      Evite o fumo! O tabagismo e as doenças relacionadas a ele, são as principais causas de morte evitável no mundo. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, que são inaladas por fumantes e não fumantes.
  •      Evite a exposição prolongada ao sol. Os horários entre 10h e 16h possuem maior incidência de raios solares e devem ser evitados. Utilize sempre proteção adequada, como chapéus e protetores solares.
  •      Realize diariamente sua higiene oral e consulte regularmente o dentista.
  •      Evite a ingestão de bebidas alcoólicas ou diminua o consumo.
  •      Deixe o preconceito de lado. Faça exames regulares e esteja sempre atento ao seu corpo, quaisquer alterações devem ser investigadas por um especialista.