Notícias

Dia Nacional de Combate ao Fumo - 29/08/2016

Aproximadamente 50 doenças estão relacionadas ao tabagismo                        


O dia 29 de agosto é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo.  Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 50 doenças e 200 mil mortes, no Brasil, por ano estão relacionadas ao tabagismo. Entre os tumores malignos causados pelo cigarro estão os de laringe, boca, esôfago, bexiga e pâncreas, além do câncer de pulmão.

Pessoas que fumam têm 10 vezes maior chance de desenvolver um câncer quando comparadas com as não-fumantes. O cigarro é a forma mais comum de consumo do tabaco, que contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, das quais pelo menos 70 são cancerígenas.  Pessoas que convivem com fumantes também são prejudicadas. O risco de uma doença cardíaca aumenta em até 25% em um adulto exposto ao fumo passivo.

Para quem deseja parar de fumar, é interessante marcar no calendário uma data e se concentrar para abandonar o vício. Aliando a prática de exercícios físicos, com a redução da cafeína e do álcool, é possível diminuir a ansiedade. Frequentar lugares onde o fumo é proibido e beber muita água são outras formas de evitar o consumo de cigarros e tabaco.