Notícias

Erasto Gaertner lança Política de Gestão da Propriedade Intelectual - 18/10/2021

O conteúdo apresenta as regras institucionais para promoção da inovação junto a inventores e empresas              


O Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (IBEG) lança, neste Dia Nacional da Inovação (19/10), a Política de Gestão da Propriedade Intelectual do Complexo de Saúde Erasto Gaertner. Com foco em promoção da inovação na área de saúde, a publicação estabelece o fluxo para a entrada de idéias, bem como os critérios de aceite, aprovação, desenvolvimento e transferência de tecnologia na instituição.

Desde a sua inauguração, em 1985, o IBEG tem como missão o desenvolvimento de soluções médico-hospitalares para melhorar a qualidade de vida de pacientes de todo o Brasil. Agora, em seu planejamento estratégico (ciclo 2022-2025), tem como grande objetivo tornar-se um centro de inovação ao ampliar as relações com inventores e empresas.

De acordo com o coordenador do IBEG, Emerson Czachorowski, “a inovação é um processo contínuo, muitas vezes com altos investimentos e um parâmetro em constância: a incerteza. Desta forma, se faz necessária a nossa associação a terceiros, alavancando a possibilidade de entrega e capacidade de inovar na área da saúde”.

A partir daí, o primeiro passo foi publicar um manual que oriente e todo o processo de desenvolvimento de conhecimento sensível, ou seja, passível de proteção por meios legais ou somente pelo segredo empresarial pertencente ao Complexo de Saúde Erasto Gaertner, garantindo aos autores e/ou criadores o reconhecimento pelo projeto desenvolvido, bem como a possibilidade de expor, dispor ou explorar comercialmente o fruto de sua criação.

Para o coordenador do IBEG, o sentimento em relação ao lançamento é de orgulho e motivação. “A tarefa de criar os parâmetros que vão orientar a nossa atuação é de grande complexidade e responsabilidade. Tivemos a oportunidade de interagir com diversos parceiros de Curitiba que atuam diretamente com inovação e tentamos aproveitar da melhor forma possível as possibilidades de aprendizado do time", afirma Emerson.
Clique aqui para ler a Política de Gestão da Propriedade Intelectual do Complexo de Saúde Erasto Gaertner.