Profissionais de enfermagem da instituição contaram com uma completa programação de palestras e atividades centradas no autocuidado
Na última semana, o Complexo Erasto Gaertner e suas unidades realizaram uma programação especial em celebração aos profissionais da enfermagem, organizando atividades em grupos, almoço especial e palestras educacionais centradas no autocuidado. Maio é considerado o mês da enfermagem, pois no dia 12 é celebrado o Dia Mundial do Enfermeiro e no dia 20 comemora-se o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Todas as atividades foram pensadas para promover a gratidão por todo trabalho realizado pelas equipes, que se dedicam cotidianamente ao cuidado com nossos pacientes.
No Erasto Gaertner e Erastinho, em Curitiba, a celebração ocorreu nos dias 17 e 20 de maio, de tarde e no período noturno, com uma palestra especial do Doutor N, palhaço que faz parte da equipe dos Especialistas da Alegria. Em ambas as datas, as equipes se reuniram no Espaço Nara Timm da Rede Feminina de Combate ao Câncer para assistir a uma fala sobre “A Vida Humana como Bem Maior”.
O Doutor N é o personagem interpretado por Jefferson Bertoldi, que é fundador, coordenador e palhaço nos Especialistas, que atuam no Erasto Gaertner, voluntariamente, há 11 anos. Ele também é sócio administrador e gestor cultural, além de palestrante na N Produções.
Jefferson, ou melhor, o Dr. N celebrou a participação no evento em prol da Enfermagem e agradeceu aos profissionais por todo trabalho realizado. “É uma alegria estar presente aqui com vocês e, em nome de todos os pacientes, quero deixar registrado meu muito obrigado por tudo que vocês fazem nesse hospital”, disse.
O conteúdo da palestra abordava questões sobre como a condição biopsicosocioespiritual, um termo utilizado pela Organização Mundial da Saúde para avaliação das condições biológicas, psicológicas, sociais e espirituais, que juntas integram o bem-estar do ser humano. O Dr. N realizou diversas dinâmicas e brincadeiras que, além de fazer a equipe refletir sobre esses assuntos, oferecia dicas e instruções sobre a importância de cuidar da saúde. Ao final, os participantes da palestra ainda concorreram a um sorteio de um livro dos Especialistas da Alegria.
Programação nas unidades
As unidades avançadas do Complexo Erasto Gaertner também contaram com uma programação especial para as celebrações da Enfermagem. No Hospice e nas unidades de Paranaguá e Joinville, as equipes preparam um café especial para os profissionais da enfermagem, promovendo um momento de descontração e troca.
Em Irati, a unidade contou com atividades promovidas pelo SENAC e também uma palestra especial com o tema “Cuidando de Quem Cuida” com a psicóloga Aline Seidl.
Origem do Dia Mundial da Enfermagem e do Dia do Técnico de Enfermagem
O Dia Mundial da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, foi escolhido para homenagear a inglesa Florence Nightingale. Ela é considerada a mãe da enfermagem moderna e teve um destaque pioneiro no tratamento de feridos de guerra no século 19.
Já o dia 20 de maio foi escolhido para celebrar o Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, em homenagem à enfermeira brasileira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira que se alistou voluntariamente para participar em combates militares.