Notícias

Espaço da Família é inaugurado - 17/03/2017

A nova estrutura irá oferecer conforto e acolhimento aos pacientes em tratamento e suas famílias                                                                                           


O Hospital Erasto Gaertner inaugurou hoje (17), em Curitiba, o mais novo Espaço da Família Ronald McDonald do país, uma área de convivência na Pediatria. A estrutura é destinada ao acolhimento de crianças e adolescentes em tratamento do câncer e seus acompanhantes. O Espaço da Família é um programa global que permite reduzir os índices de abandono do tratamento do câncer infantojuvenil, tornando o tempo de espera menos desgastante e favorecendo contato entre familiares e equipe médica. No Brasil, a coordenação do projeto é feita pelo Instituto Ronald McDonald.

Presente em 23 países, o programa visa oferecer conforto e acolhimento para as famílias das crianças e dos adolescentes em tratamento. “O Espaço Família é uma grande parceria com o Instituto Ronald MacDonald e dentro da nossa estrutura será fundamental para garantir um atendimento ainda mais humanizado e conforto dos familiares que acompanham as crianças e os adolescentes em tratamento oncológico. A construção de um espaço que não tem características hospitalares, e sim de uma casa, residência, contribui para a aderência ao tratamento e, consequentemente, para resultados positivos. Todos só têm a ganhar”, afirma Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner, referência nacional para tratamento de crianças e adolescentes com câncer, diagnosticando mais de 200 casos novos por ano e realizando 7.236 atendimentos anuais, na Pediatria.

Com uma área total de 206 metros quadrados, o Espaço da Família no Erasto Gaertner tem capacidade para receber 46 pessoas, ou 11 famílias por dia. Também oferece um ambiente humanizado, com brinquedoteca, sala de aula, fraldário, espaço para adolescentes, banheiros acessíveis e sala de estar, além de uma passarela coberta para ligação com o hospital. O conceito do projeto arquitetônico prevê o aproveitamento de luz natural e conforto acústico e térmico.

“O Espaço da Família torna o tempo de espera menos desgastante para os familiares. E favorece o contato com a equipe médica, uma vez que está muito próximo da unidade pediátrica, o que melhora a adesão aos tratamentos mais complicados”, afirmou Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald, que destinou ao Hospital Erasto Gaertner cerca de R$ 633,5 mil para a construção do novo espaço. O recurso foi levantado por meio de campanhas, como o McDia Feliz. Esta será a quarta unidade do programa global instalada no Brasil. As outras três estão localizadas em Sorocaba e Barretos, em São Paulo, e Cuiabá, no Mato Grosso.