Notícias

Ex-residente do HEG é qualificado em Robótica - 02/04/2018

Profissional passa a ser o cirurgião mais novo a receber a certificação



O ex-residente em cirurgia oncológica do Hospital Erasto Gaertner, Dr. Phillipe Abreu, recebeu sua certificação em cirurgia robótica na última semana, passando a ser o cirurgião mais novo do mundo - com 30 anos - a estar apto para realizar o procedimento por meio do sistema.

O Sistema Cirúrgico Robótico tem como principal diferencial ser mais assertivo e menos invasivo do que o método tradicional de cirurgia, o que possibilita a realização de procedimentos de alta complexidade com muita segurança para o paciente e também para o médico cirurgião - já que o equipamento possui uma combinação de recursos que confere maior destreza e controle durante a cirurgia, principalmente em áreas mais delicadas.

Em 2017, vários profissionais passaram pelos mais diversos treinamentos de aptidão para este tipo de cirurgia, além de oito profissionais médicos receberem a qualificação para realizar procedimentos cirúrgicos robóticos. Somente no ano passado, primeiro ano de atividade do Sistema Robótico na instituição, mais de 53 procedimentos foram realizados – todos pelo Sistema Único de Saúde.