Notícias

Fisioterapia do Erasto recebe doação de aparelho - 22/05/2015

O equipamento é utilizado para tratamento de linfedemas                     


O Grupo Mãos Unidas, Malhação e Amigos Solidários, parceiros do Erasto Gaertner há 18 anos, estiveram ontem (21), no Hospital, para entregar a doação de um aparelho para tratamento de linfedemas ao setor de Fisioterapia e conhecer o trabalho realizado junto aos pacientes. A doação, de extrema importância para o setor, foi recebida pela fisioterapeuta Rosemari Pires.

“O equipamento contribui para melhoria da assistência fisioterapêutica prestada. O setor atende pacientes oncológicos pré e pós-cirúrgicos, em quimioterapia e radioterapia. Os pacientes com alterações vasculares ou linfáticas, principalmente os que foram submetidos a tratamento de mama, colo de útero e próstata serão beneficiados. O aparelho contribuirá na redução de  edemas e diminuição da dor e  desconforto,  favorecendo assim a qualidade de vida, missão maior do nosso trabalho”, explica Rosemari Pires.

De acordo com a voluntária Maria de Lourdes Cardoso Coelho, o Grupo promove diversos eventos que geram renda para manter as doações ao GISTO (Grupo Interdisciplinar de Suporte Terapêutico Oncológico) e ainda colaborar com outros setores do Hospital. “Para nós é uma realização muito grande, pois o nosso trabalho é desenvolvido durante o ano inteirinho, nós trabalhamos reciclando e trabalhando para montar um bazar e vender mercadorias com preço baixo para favorecer as pessoas carentes. Com o resultado deste bazar é que conseguimos manter a medicação dos cuidados paliativos e ainda complementar com a doação de alguns aparelhos para o Hospital. Então, a entrega de hoje é realmente uma realização”, conta a voluntária.

Voluntariado em prol da solidariedade

O Grupo existe desde 1996 e é composto por cerca de 140 voluntários que buscam oferecer dignidade aos pacientes em tratamento paliativo no Erasto Gaertner e também em outros hospitais. Por meio de bazares e eventos, já doaram diversos itens ao HEG, entre eles uma Kombi; um ressectoscópio; um colposcópio; dois endoscópios; duas próteses para perna; uma cadeira de rodas elétrica, 10 cadeiras de rodas; macas; muletas; alimentos; cobertores e roupas; camas e colchões, além de medicamentos e alimentação especial para os pacientes do GISTO, que desempenha o Serviço de Cuidados Paliativos e Tratamento da Dor.