Notícias

HEG e Erastinho realizam ações de conscientização do Dia Mundial da Saúde em parceria com Senac PR - 08/04/2024

Entre as atividades realizadas estavam orientações de bem-estar aos colaboradores e uma oficina de sanduíche com pacientes pediátricos


Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, o Erasto Gaertner e o Erastinho realizaram na última semana (05/04) ações diversificadas para conscientização da saúde e bem-estar com colaboradores e pacientes. Entre as atividades estava uma "blitz" de conscientização para os colaboradores organizada pela Comissão de Humanização e uma oficina “Mini Chef” com os pacientes pediátricos, organizada pela Comissão de Eventos do Erastinho. As atividades tiveram a parceria da equipe e alunos do curso técnico em Nutrição e Dietética do Senac Paraná, que contribuiu também com a preparação do Divirta-se, cardápio especial de servido às sextas-feiras aos colaboradores do hospital.

Comemorado no dia 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde é uma data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de divulgar e reforçar ações de conscientização sobre o tema. A data é uma alusão ao dia em que a própria OMS foi fundada em 1950.

A importância de falarmos sobre saúde vai além da falta de enfermidades. Afinal, a saúde plena é definida como um estado completo de bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de uma doença. Isso vai de encontro com o propósito do Complexo Erasto Gaertner, que para além do tratamento do câncer, trabalha igualmente com a prevenção.

Blitz” da saúde com a Comissão de Humanização

Oferecer uma atenção aos próprios colaboradores é uma das preocupações do Erasto Gaertner. Por isso, uma das atividades organizadas para a data foi uma “blitz” da saúde com foco nos colaboradores, planejada pela Comissão de Humanização, das 11h às 14h.

A ação foi inspirada nas feiras e exposições, onde as pessoas passam em estandes personalizados para um determinado assunto e recebem orientações e dicas da saúde. Foram montadas três mesas que contaram com as equipes de Farmácia, Enfermagem e Nutrição. Em cada uma delas, os colaboradores recebiam dicas relativas a cada área.

A Enfermagem esteve presente realizando a aferição dos sinais vitais, medindo a pressão arterial e a glicemia dos colaboradores. Ao mesmo tempo eram orientados sobre dicas de prevenção e cuidados com os principais tipos de câncer.

Na Farmácia, a equipe orientava sobre o descarte correto de medicamentos e a forma certa de guardá-los em casa.

Por exemplo, você sabia que os medicamentos não podem ser guardados em armários da cozinha e do banheiro? Isso porque a umidade e o calor podem alterar a composição dos medicamentos, deixando-os inadequado ao uso. O melhor lugar para guardá-los é em armários longe da luz e umidade, de preferência no quarto. Além disso, a equipe orientara sobre os riscos da automedicação estão: intoxicação, reações alérgicas graves, dependência, resistência ao medicamento e até mesmo o óbito.

Outro tópico abordado e de extrema importância era o descarte correto. Os medicamentos não podem ser descartados no vaso sanitário, lixo reciclável ou orgânico, e muito menos queimados no jardim. Para isso existem farmácias e unidades básicas de saúde, que realizam o descarte consciente desses medicamentos. No lixo reciclável, você só pode descartar a bula e as caixas. Em caso de seringas e outros objetos cortantes, o descarte correto é na unidade de saúde.

Sal na medida certa!

Você sabe a quantidade certa de sal que podemos consumir ao longo do dia? A equipe do curso técnico de Nutrição e Dietética do Senac esteve presente na blitz orientando sobre hidratação, consumo de sal e alimentação saudável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de sódio seja inferior a 2 gramas por dia (g/dia), o que equivale a consumir 5 gramas de sal ao dia. Assim, a equipe fazia uma orientação mostrando a quantidade de sal que deve ser consumida ao dia e dando dicas de como temperar a comida com outros tipos de condimentos que são saudáveis.

Oficina “Mini Chef” no Erastinho

As atividades do Dia Mundial da Saúde também foram realizadas com os pacientes do Hospital Erastinho. O evento foi no Espaço da Família Ronald McDonald. Na ocasião foi realizada a oficina “Mini Chef” com a chef Hellen Suleman Honda, também do Senac PR.

Durante a oficina, a chef orientou os pacientes e seus familiares sobre a importância dos alimentos na nossa saúde, especialmente no combate ao câncer. Para deixar a atividade ainda mais lúdica, os pacientinhos fizeram seus próprios sanduíches com ingredientes saudáveis e naturais. A ocasião proporcionou um momento de descontração, mas também de conhecimento.

Contribuindo para deixar a experiência dos nossos mini chefs ainda mais real possível, as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer confeccionaram pequenos aventais para entregar às crianças, que usaram durante a preparação do sanduíche.

Você pode conferir mais da oficina no Instagram do Erastinho.