Notícias

HEG inaugura novo acelerador linear - 12/06/2017

Parque tecnológico da instituição passa a contar com 4 aceleradores para Radioterapia                                                                


O Hospital Erasto Gaertner inaugurou, na manhã de hoje (12), o seu mais novo acelerador linear. O parque tecnológico do HEG passa a contar, agora, com quatro equipamentos para tratamento de radioterapia. A solução faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no país, um programa do Ministério da Saúde, que tem como principal objetivo suprir vazios assistenciais e demandas regionais, além de investir em novas tecnologias para atendimento via SUS.

Além da presença do superintendente do HEG, Adriano Rocha Lago, e da direção da instituição, a cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, da vice-governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti,  da representante do secretário estadual de Saúde, Monique Costa Rudk, da deputada estadual, Maria Victória, do deputado estadual,Dr. Batista, da secretária da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, Fernanda Richa, da secretária interina da Secretaria Municipal de Saúde, representando a Prefeitura de Curitiba,  Marcia Huçulak, do representante do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, Luiz Pinheiro, da presidente da FEMIPA, Rosita Marcia Wilmer, da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Cleide Rando, do representante da deputada federal, Leandre Dal ponte, Sr. Flores Pilarski e do chefe de serviço de Radioterapia do HEG, Dr. José Carlos Gasparin Pereira.

O acelerador linear é o equipamento radioterápico utilizado no tratamento curativo e, em alguns casos, como cuidado paliativo de diversos tumores. Ele é capaz de transformar a energia elétrica em radiação, agindo precisamente na área afetada pela doença através de um planejamento detalhado, realizado pela equipe médica especializada. O superintendente do Hospital, Adriano Lago, ressaltou o pioneirismo da instituição e a evolução de seu parque tecnológico nos últimos anos. "Para nós, do Erasto Gaertner, é uma grande alegria fazer parte de uma das instituições do país a serem contempladas com o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS. Somos referência em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer e com a chegada dessa nova solução, somamos quatro aceleradores lineares no setor de Radioterapia. Teremos cerca de 60 pacientes atendidos neste novo equipamento por dia, proporcionando ainda mais benefícios à população.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou os esforços do governo federal para ampliar a oferta de atendimento especializado. “Esta é uma ação do Programa de Expansão da Radioterapia no SUS. Inclusive, beneficiando cidades como Guarapuava e Ponta Grossa que não têm equipamento, e agora passarão a oferecer o serviço mais próximo da população. Serão 100 equipamentos para todo o Brasil, já entregamos para Campina Grande, Feira de Santana, agora Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Entregaremos mais 20 aceleradores lineares este ano, avançando no tratamento do câncer no Brasil”, reforçou o ministro.