Notícias

HEG pioneiro na Cirurgia Robótica Mamária no Brasil - 19/02/2019

O que há de mais moderno ao paciente oncológico                          


Em 29 de janeiro, o Hospital Erasto Gaertner entrou, mais uma vez, para a história da Medicina. Neste dia, o Serviço de Ginecologia e Mama da instituição realizou a primeira cirurgia robótica de mama do Brasil.

Este procedimento é minimamente invasivo e traz muitos benefícios ao paciente oncológico porque, durante o processo, diminui a perda sanguínea, o tempo de recuperação é mais rápido, devido à precisão dos movimentos do robô e, além disso, os cortes são bem menores do que o convencional, minimizando as cicatrizes no pós-operatório.

No caso da cirurgia robótica em questão, a paciente Diocelia Pazio já havia sido diagnosticada e curada de um câncer de mama em 2016 e, após a realização de exames, em 2018, descobriu que o tumor poderia voltar. Desta vez, o tratamento proposto foi a mastectomia por cirurgia robótica – neste caso, em um corte de apenas três centímetros, a equipe médica especializada conseguiu retirar todo o tecido mamário com o tumor, ou seja, o tratamento adequado com menos dor e desconforto para a paciente.

Segundo a cirurgiã oncológica do Erasto Gaertner, Dra. Audrey Tsunoda, “nós oferecermos algo que une o conhecimento, a tecnologia e a sensibilidade, a percepção do que a mulher deseja, também, alinhado ao tratamento mais moderno possível é muito gratificante”, finalizou a médica.