Ao todo foram quatro turmas que se especializaram em terapia antineoplásica oferecendo mais qualidade e segurança aos pacientes durante tratamento quimioterápico
No último mês, o Hospital Erasto Gaertner realizou o curso de Capacitação em Noções de Oncologia e Administração de Quimioterápicos, promovido pelo setor de Quimioterapia em colaboração com a Educação Continuada. Ao todo foram quatro turmas com 20 alunos cada, que realizaram o treinamento em maio e abril. No final, o setor que teve mais adesão ao treinamento foi premiado com uma mochila, além de participarem de um sorteio geral com kit de velas aromáticas e vale-massagem.
A capacitação foi destinada aos profissionais da Enfermagem do Erasto. Entre o conteúdo pragmático, os participantes tiveram aulas com conceitos básicos e biossegurança em quimioterápicos, acessos venosos, além de derramamento e boas práticas. Em maio, o hospital ainda preparou uma formatura especial para os concluintes com direito a entrega de um certificado de comprovação de horas. (Veja as fotos).
As aulas fornecem o conteúdo necessário para capacitação em prol do manuseio seguro dos antineoplásicos. Esse conteúdo é de extrema importância para a instituição e desenvolvimento humano, pois as complicações afetam a vida do paciente. Uma equipe especializada e treinada garante mais segurança e conforto aqueles que realizam o tratamento.
O que é a EMTA?
A Equipe Multidisciplinar de Terapia Antineoplásica (EMTA) visa atender a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa nº 220, que regula o funcionamento dos serviços de terapia antineoplásica.
Desta forma, a equipe realiza a discussão sobre os vários fluxos e processos que envolvem essa terapia, deste a revisão dos protocolos até a melhoria dos fluxos de processo. Todo esse trabalho é destinado à melhoria da linha de cuidado e experiência do paciente oncológico.