Notícias

HEG realiza o 1º Fórum de Enfermeiros das Especialidades - 11/12/2017

O objetivo foi destacar a importância da atenção integral aos pacientes oncológicos                                           


Na tarde do dia 07 de dezembro, aconteceu o 1º Fórum de Enfermeiros das Especialidades, promovido pela Educação Continuada, em parceria com a Coordenação Assistencial do Hospital Erasto Gaertner. O principal objetivo do encontro foi promover a integração entre os profissionais das mais diversas especialidades, a fim de garantir uma atenção especializada e focada no paciente durante todo o processo do tratamento contra o câncer.

Durante o ano de 2016, a instituição atingiu a marca de 93% dos seus enfermeiros com especialização na área da oncologia. Isso significa assistência nos segmentos da prevenção, diagnóstico e terapêutica e cuidados paliativos, sempre na busca da qualidade, minimização dos riscos e garantia de segurança do paciente e familiar. 

Neste momento, o HEG conta com cinco Enfermeiros das Especialidades: oncologia clínica e hematologia; serviço de ginecologia e mama; cirurgia abdominal e torácica; pele, melanoma e plástica; cirurgia da cabeça e pescoço.

No evento foram abordadas as interfaces entre os enfermeiros das especialidades e a equipe assistencial e também as recomendações de boas práticas do cuidado ao paciente. O coordenador assistencial, Heleno de Souza Faria, ressalta que na maioria das vezes os enfermeiros acabam se tornando referência para os pacientes. "Por isso, é necessária essa troca de conhecimento entre as especialidades para garantir o melhor atendimento ao paciente desde sua entrada até o momento da alta", destaca o coordenador.

Já para Nathalia Carneiro, enfermeira da Especialidade do Serviço de Ginecologia, uma das atribuições do Enfermeiro da Especialidade é a navegação dos pacientes, ou seja, acompanhamento do paciente durante o tratamento.