Notícias

HEG realiza treinamento sobre atendimento a pacientes oncológicos com enfermeiros de Curitiba - 21/08/2023

O treinamento foi oferecido aos profissionais do programa Saúde em Casa utilizando materiais do IBEG


 

Na última semana, o Erasto Gaertner participou de um treinamento com enfermeiros de Curitiba sobre o atendimento a pacientes oncológicos no domicílio. A ação foi realizada pela supervisora do ambulatório de quimioterapia do Erasto, Aline da Costa Novak, com contribuição da Educação Continuada e do Instituto de Bioengenharia (IBEG), que cedeu o material para o treinamento. Essa capacitação faz parte de uma parceria entre a instituição e a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).

Ao todo foram treinados 30 enfermeiros do programa de atenção domiciliar Saúde em Casa de Curitiba. O treinamento foi sobre o cateter totalmente implantado (CTI), frequentemente usado em tratamentos oncológicos e implantado logo abaixo da pele, na região do peito. O IBEG, inclusive, é responsável pela produção desse cateter para uso no Erasto.

No total, o curso teve uma primeira etapa teórica. Nele acontece a apresentação das indicações do uso deste cateter, explicaram também as formas de manutenção, preparação do paciente para implantação e as principais medicações que podem ser administradas usando esse dispositivo. 

Um dos diferenciais do cateter é administrar a medicação injetável e outros fluidos, como quimioterápicos, sem a necessidade de fazer incisões na pele do paciente a cada aplicação. Isso gera mais conforto e segurança para o paciente. Outra vantagem do cateter é que ele pode ficar implantado por longos períodos (até cinco anos).

Ao final, os enfermeiros foram direcionados para uma Sala de Habilidades para participarem da discussão de casos e simualção das formas de manipulação e implantação do cateter em bonecos realísticos.