Notícias

HEG redireciona atendimentos do Hospice - 22/04/2020

Os atendimentos de cuidados paliativos serão feitos provisoriamente nas dependências do Hospital                           


O Hospital Erasto Gaertner está empenhado, desde o surgimento das primeiras informações acerca da pandemia de COVID-19 no Brasil, em garantir um ambiente seguro para a continuidade de suas atividades tanto para os pacientes quanto os profissionais da saúde. Sabe-se que o tratamento oncológico não pode parar, mas que o momento demanda muita cautela e planejamento em todas as áreas.

A instituição vem seguindo, rigorosamente, o plano de enfrentamento ao coronavírus que construiu e que é aplicado em todas as unidades da Liga Paranaense de Combate ao Câncer. Muitas ações estão sendo colocadas em prática, que envolvem desde a montagem de áreas de espera externas, avaliação de temperatura e possíveis sintomas nos acessos, orientações de conduta nas rotinas de trabalho, até práticas de convivência mantendo o foco na prevenção da disseminação em ambiente intra-hospitalar.

No dia 20 de abril, foi tomada a decisão de encaminhar os pacientes até então atendidos no Hospice Erasto Gaertner para seguimento dos cuidados nas dependências do Hospital Erasto Gaertner. A medida foi implementada devido ao impacto financeiro na receita da instituição causado pela diminuição do número de atendimentos – conforme recomendações dos mais diversos órgãos competentes de reduzir procedimentos eletivos sem risco terapêutico ao paciente para evitar aglomerações.

Reiteramos a continuidade do Serviço de Cuidados Paliativos e do Grupo Interdisciplinar de Suporte Terapêutico Oncológico (GISTO), essencial para garantir atenção oncológica integral e de qualidade para a população. Tão logo esta fase de distanciamento social passe, as atividades no Hospice Erasto Gaertner serão retomadas.