Notícias

HEG sediará encontro da APARCIH - 23/05/2017

Pela segunda vez, o Hospital será palco das discussões para controle da infecção hospitalar                                     


O Hospital Erasto Gaertner sediará pela segunda vez consecutiva, no dia 09 de junho, a reunião científica da Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar (APARCIH). A abertura será às 8h e o encerramento das atividades às 12h, no auditório Antero Sadi Pizzatto.

A APARCIH tem como objetivo fornecer apoio técnico-científico e promover o intercâmbio de informações aos profissionais que atuam na área de controle de infecção hospitalar. De acordo com o Dr. Hugo Morales, médico infectologista do Hospital Erasto Gaertner, a Associação realiza periodicamente um encontro acadêmico com a participação de todos os hospitais de Curitiba com a finalidade de fomentar a discussão científica e realizar troca de experiências. “O fato do encontro ser realizado aqui, fortalece o conceito de o Erasto ser uma instituição de ensino e pesquisa, além de demonstrar a sua preocupação com o controle de infecção hospitalar, resistência antimicrobiana e consequente qualidade do atendimento ao paciente”, explica o médico.

A primeira palestra do evento, às 9h, será ministrada pelo Dr. Hugo Morales, com o tema "Clostridium difficile: um problema presente em países em desenvolvimento?". Segundo Morales, a infecção pelo Clostridium difficile é um dos maiores problemas na atualidade e, por isso, precisa ser abordado. “Trata-se da principal infecção relacionada à assistência nos Estados Unidos, contabilizando um prejuízo ao paciente (devido ao aumento de tempo de internação e mortalidade) e também financeiro - na ordem de U$ 4,8 bilhões anualmente. No Brasil, essa infecção é pouco conhecida por falta de métodos diagnósticos baratos e eficazes", afirma o infectologista que, durante sua palestra, demonstrará um projeto de pesquisa com o objetivo de formar dados locais e facilitar o diagnóstico dessa infecção.

A reunião será finalizada pela professora Doutora Keite Nogueira, adjunta do Departamento de Patologia Básica da UFPR e farmacêutica da Unidade de Cardiopneumologia do Hospital de Clínicas, que falará sobre "Como fazer diagnóstico na prática?". Para este evento, todos os profissionais da saúde e acadêmicos com interesse na área de infectologia, oncologia, terapia intensiva, medicina interna, controle de infecção hospitalar e qualidade, estão convidados para adquirir mais conhecimento e trocar experiências.