Notícias

Hospital Adauto Botelho promove exposição no HEG - 13/06/2018

Colaboradores e voluntários do HEG prestigiaram as obras                   


Na manhã de hoje (13/06), o Hospital Erasto Gaertner (HEG) recebeu a exposição de obras criadas por pacientes do Hospital Adauto Botelho – hospital psiquiátrico, localizado em Pinhais (PR). Joel da Silva Valasco, paciente de 46 anos, foi um destaque da mostra e teve várias obras expostas no hall da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) do HEG. Segundo Joel, no período de internamento, ele recebeu muito estímulo e apoio da equipe multidisciplinar do “Adauto Botelho” para desenvolver seu trabalho. “Sempre gostei de pintura, mas no decorrer da vida, acabei parando de criar. Mas agora, nesses 43 dias que fiquei internado, tive o suporte necessário para seguir em frente com as pinturas”, comentou. O paciente receberá alta em breve, mas tem a certeza de que quer continuar pintando quadros, mesmo após sair do hospital. “Foi como reacender uma lâmpada que estava apagada dentro de mim. Continuarei com as pinturas, sem dúvidas!”, completou.

Segundo a equipe multidisciplinar do Hospital Adauto Botelho (HAB), é importante acontecer a exposição das obras dos pacientes porque eventos como este favorecem a autonomia, a cidadania e o protagonismo do indivíduo e são pontos relevantes na atenção psicossocial, além de trabalhar a autoestima, a socialização e o enfrentamento de conflitos dos pacientes. De acordo com a supervisora técnica funcional, Silvia Manzarra, houve uma mudança positiva no modo da medicina e da assistência tratar as doenças da mente. “Antes, a maneira de cuidar do paciente em sofrimento psíquico era direcionada na incapacidade do sujeito. Hoje, o foco é no indivíduo e não na doença”, concluiu Silvia.

A exposição teve a presença de uma parte da equipe multidisciplinar do HAB - entre eles, enfermeira, terapeuta ocupacional, psicóloga e organização técnica, que relataram brevemente sobre os trabalhos realizados dentro da instituição e a importância de apoiar causas como esta.