Notícias

Hospital Erastinho participa do Projeto Hora Dourada no combate à sepse - 25/09/2024

Iniciativa nacional busca reduzir a mortalidade infantil em pacientes oncológicos ao garantir tratamento rápido para febre, que ajuda a combater a sepse


O Projeto Hora Dourada é uma iniciativa que visa administrar a primeira dose de antibiótico venoso em crianças e adolescentes com câncer que chegam ao hospital com febre ou desenvolvem temperatura igual, ou superior a 37,8?°C, tudo em menos de 60 minutos.

A iniciativa, que conta com a participação de 27 hospitais brasileiros, incluindo o Hospital Erastinho, visa reduzir significativamente o risco de sepse, que aumenta em até 90% as chances de óbito. No Hospital Erastinho, a campanha é conduzida pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e com ajuda da Comissão da Humanização e Eventos, foram realizadas diversas ações de conscientização junto a pacientes, familiares e colaboradores desde novembro de 2022.

Nos dias 9 e 10 de setembro, a equipe realizou uma dinâmica com pacientes e familiares, distribuindo termômetros e reforçando a importância de monitorar a temperatura em casa. Nos dias 12 e 13, colaboradores participaram de uma dinâmica de perguntas e respostas sobre o tema. Para marcar o Dia Mundial da Sepse, celebrado em 13 de setembro, o hospital ainda divulgou orientações por meio de um papel de parede nos computadores institucionais, destacando a importância do projeto.