Prevenção e diagnóstico precoce são os focos principais na orientação à população
Com o grande propósito de informar para aumentar as chances de cura, a campanha Outubro Rosa, do Hospital Erasto Gaertner, faz parte do Programa Conscientizar +, criado pela instituição, com o principal objetivo de mobilizar a sociedade para causas que envolvem responsabilidade social e saúde. O projeto é realizado durante quatro meses ininterruptos, em referência aos quatro tipos de câncer com grande influência na população brasileira: os cânceres infantojuvenil (no Setembro Dourado), de mama (no Outubro Rosa), próstata (no Novembro Azul) e pele (no Dezembro Laranja).
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 40 mil mulheres recebem, anualmente, o diagnóstico de câncer de mama no Brasil. Dados do Registro Hospitalar de Câncer do Erasto Gaertner apontam que, dos mais de 2.500 novos casos de câncer registrados, em média, anualmente, 23,4% deles são de mama e 7,3% de colo de útero.
A prevenção ainda é a melhor aliada no combate à doença, por isso, durante o Outubro Rosa, o HEG, que é referência no combate ao câncer no sul do Brasil, estará com seus profissionais nos principais meios de comunicação para informar e orientar o público sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer.
Atualmente, 50% das pacientes com câncer de mama, que chegam ao Hospital Erasto Gaertner, apresentam a doença nos estágios iniciais, nos quais os índices de cura são superiores a 90%. Em relação ao câncer de colo de útero, isso também tem acontecido. Nos últimos dez anos, foi registrado um aumento no número de carcinoma in situ (tumor de crescimento restrito à área de origem) no momento do diagnóstico, o que, certamente, apresenta maiores chances de cura. Para a direção do hospital, os números estão ligados diretamente aos movimentos e campanhas de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e da informação, uma arma poderosíssima no combate a qualquer tipo de doença.
Acesso à informação
Todas as orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, estão disponíveis para download, no site www.conscientizarmais.com.br, em formato de post, folder e cartaz.
Este ano, o Hospital Erasto Gaertner lançou ainda outra novidade para a interação com o público: um hotsite para envio de mensagens que lembram, entre outras ações, sobre a importância de realizar consultas de rotina e fazer os exames preventivos. Uma corrente do bem que alerta a todas as mulheres que o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Para participar, basta acessar www.outubrorosa.conscientizarmais.com.br.