Notícias

Hospital Erasto Gaertner investe na prevenção do câncer - 29/12/2016

Instituição faz balanço positivo das realizações em 2016                                                                                    


O Hospital Erasto Gaertner encerra o ano com bons motivos para comemorar. Em 2016, a instituição, que é referência em diagnóstico e tratamento do câncer no sul do Brasil, investiu em muitas ações voltadas à prevenção da doença por meio de eventos e campanhas para conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce e dos cuidados com a saúde. Estas atividades não são subsidiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dependem somente da iniciativa da instituição em parceria com a sociedade organizada para serem realizadas.

Por meio das mídias sociais, o Hospital alcançou uma média de 450 mil pessoas por mês com publicações relevantes sobre o câncer, inclusive em datas comemorativas, como o Dia Mundial do Câncer, e nos meses de intensificação das campanhas de prevenção, como o Julho Verde (câncer de cabeça e pescoço), Setembro Dourado (câncer infantojuvenil), Outubro Rosa (câncer de mama), Novembro Azul (câncer de próstata) e Dezembro Laranja (câncer de pele). A participação da sociedade colaborou para que diversos conteúdos chegassem a mais de mil compartilhamentos, o que impulsiona as informações a chegarem para milhares de outras pessoas.

O Departamento Educacional da Rede Feminina, importante unidade da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, composta de mais de 400 voluntários, realizou 148 palestras de conscientização e distribuiu mais de 20 mil folders informativos em eventos e locais públicos. A partir da parceria com o SESI, por meio do Programa “Cuide-se Mais”, o Hospital Erasto Gaertner disponibilizou mais de três mil exames preventivos para trabalhadores de indústrias e para a população em geral, impactando a vida de mais de 10 mil pessoas, não só na região de Curitiba, mas também em Paranavaí e Imbituva, no interior do estado.

Muitos eventos de grande porte foram realizados pelo Erasto Gaertner, entre eles campanhas de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, bucal, câncer de mama e colo de útero, pele e próstata, idealizadas por médicos, residentes, acadêmicos e voluntários da instituição. Especificamente no Outubro Rosa, o Hospital foi correalizador da campanha em Curitiba, sendo responsável pela criação de todo o material gráfico da ação. Foram parceiros nesta atividade a Associação Comercial do Paraná, Clinipam e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Para 2017, a perspectiva é intensificar ainda mais os trabalhos de prevenção, uma vez que a estrutura física da instituição está recebendo investimentos e passando por readequações. Em novembro, o Hospital inaugurou um novo Centro de Diagnóstico por Imagem e, em dezembro, disponibilizou, para pacientes do SUS, um Sistema Cirúrgico Robótico. A parceria para viabilizar atendimentos por meio de uma Unidade Móvel (carreta adaptada para realizar exames de prevenção) está sendo ampliada, enquanto novos projetos estão em andamento, entre eles de capacitação das equipes assistenciais das secretarias de Saúde do interior do Paraná. O objetivo é prepará-las para realizar um diagnóstico consistente e precoce do câncer, encaminhando pacientes para tratamento especializado em menor tempo, o que pode aumentar as chances de cura da doença.

“Segundo a literatura médica, uma instituição é denominada ‘de referência’ quando consegue atuar de maneira intensa com prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa. Temos orgulho em reconhecer que o Erasto, por décadas, atua fortemente nessas áreas e quando falamos em oncologia, sabemos que o melhor custo/efetividade vem da prevenção. Por isso, em 2017, aumentaremos investimentos e atuação para levarmos à sociedade paranaense promoção e prevenção em saúde. Contamos com o apoio e a participação de todos neste desafio. Que 2017 seja repleto de saúde, saúde de resultado de muita prevenção”, destaca Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner.