Notícias

Hospital Erasto Gaertner recebe o Ministro da Saúde - 06/02/2017

Ele conheceu novas estruturas, serviços e projetos da instituição de saúde                                        


Na manhã desta segunda-feira (6), o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, fez uma visita técnica ao Hospital Erasto Gaertner (HEG) para conhecer as instalações da obra finalizada do espaço que abrigará o Acelerador Linear, equipamento de alta tecnologia utilizado como uma das alternativas no tratamento de pacientes com câncer, destinado pelo Ministério da Saúde através do Programa de Expansão da Radioterapia Nacional. Com a chegada do equipamento, o parque tecnológico da instituição será ampliado, bem como os atendimentos realizados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O HEG já conta com outros três aceleradores em funcionamento atualmente e conseguirá melhorar ainda mais a qualidade do tratamento prestado devido à alta tecnologia que o equipamento doado possui. A previsão de implantação ainda no primeiro semestre deste ano.

Além disso, o Hospital apresentou ao Ministro o seu Programa de Cirurgias Minimamente Invasivas voltado à Oncologia. Uma cirurgia realizada pelo Serviço de Ginecologia e Mama do HEG com o uso do Sistema Cirúrgico Robótico foi transmitida, ao vivo, para o auditório principal do Hospital Erasto Gaertner. A tecnologia foi inaugurada pelo Hospital, com exclusividade, em dezembro de 2016. Os recursos para sua implantação foram viabilizados por meio do PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) do Governo Federal. O programa permite a doação do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas, que destinam recursos para hospitais filantrópicos que inscrevem projetos relacionados à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento do câncer. A instituição é a primeira e única do Paraná e Santa Catarina a oferecer o procedimento a pacientes do SUS. 

Também estiveram presentes na visita o secretário municipal da Saúde, João Carlos Gonçalves Baracho, a deputada estadual, Maria Victoria Borghetti Barros, representantes da Direção e do Corpo Clínico do Hospital, entre outras personalidades.